DicasFinanças

Planejamento Financeiro para Dentistas e Médicos

Dentistas e médicos são, por natureza, trabalhadores incansáveis. Estão dentre os 25 milhões de brasileiros que atuam por conta própria, muitas vezes atendendo em diversos locais, sem qualquer vínculo empregatício, enfrentando quilômetros de deslocamento todos os dias. Eu mesma, como dentista, entendo essas peculiaridades e os desafios envolvidos.

Inês Vieira Bruno, Dentista e Fundadora do Método Plenamente revela: “Frequentemente, ouço de colegas da área que, apesar de seus ganhos significativos, no final do mês, parece que apenas trabalharam para pagar boletos. A saúde fica em segundo plano, a família é deixada de lado e, paradoxalmente, embora estejamos no ramo da saúde, não conseguimos tempo para cuidar de nós mesmos.”

Planejamento Financeiro para Dentistas e Médicos

O cenário ficou ainda mais complexo com a chegada da pandemia. Segundo o IPEA, profissionais autônomos tiveram uma redução de até 24% em seus ganhos. Esse é um alarme, nos mostrando a necessidade urgente de gerenciar e planejar nossas finanças.

Vamos refletir sobre isso? Se você se enxerga apenas como um médico ou dentista, está na hora de mudar essa mentalidade. Além de ser um profissional da saúde, você é um empreendedor e precisa se enxergar como um negócio. Só assim, terá sucesso na gestão financeira.

Planejamento Financeiro para Dentistas e Médicos

Aqui vão algumas dicas para você começar:

Conheça seus números: Você precisa saber quanto entra e quanto sai. Parece básico, mas é comum médicos e dentistas não terem noção exata dos seus gastos e ganhos. Analise seu extrato bancário, entenda quais são os meses de maior e menor lucratividade e trabalhe com médias.

Distinga as finanças pessoais das profissionais: Isso é fundamental. Separe as contas, evite misturar as despesas do consultório com as pessoais. Assim, você conseguirá identificar se seu consultório é realmente lucrativo e quais gastos podem ser otimizados.

Estabeleça um pró-labore: Pague-se primeiro! Defina um salário fixo para você, baseado nos seus gastos essenciais. Isso te dará previsibilidade e evitará que você gaste tudo o que ganha.

Reserva de emergência: Além de ser uma segurança para imprevistos, ela evita endividamentos. Pense nos gastos essenciais, como contas básicas, alimentação, escola dos filhos, entre outros, e busque ter pelo menos seis meses desses gastos reservados.

Pense a longo prazo: Não dependa apenas do INSS. Comece a investir, mesmo que pequenas quantias, em opções que garantirão um futuro mais tranquilo.

Conectar-se com a Programação Neurolinguística (PNL) me permitiu entender que nossas crenças e hábitos podem ser modificados para alcançar melhores resultados, inclusive financeiros. Quando unimos o poder da mente, por meio da PNL, com a gestão financeira, os resultados são extraordinários.

E aqui, termino este texto com uma reflexão: “Se é para ser feliz, que seja agora!” Não adie mais o cuidado com suas finanças. Comece hoje e colha os frutos de uma vida financeira equilibrada e consciente.

Planejamento Financeiro para Dentistas e Médicos
Inês Vieira Bruno

Dúvidas? Quer saber mais? Envie sua mensagem pelo WhatsApp, e você irá receber ajuda para trilhar esse caminho rumo à independência financeira!

@Inês Vieira Bruno é dentista, Trainer em PNL, Educadora Financeira e MBA em Hipnoterapia. Tem paixão em compreender a mente humana e ajudar profissionais como você a ter uma vida financeira saudável e plena.

Gostou deste artigo? Compartilhe este post do site Tudosobrefinancas com seus amigos!

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo