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Nestlé compra Kopenhagen: relembre 8 grandes indústrias que apostaram em franquias no Brasil | Franquias
A Nestlé confirmou na madrugada desta quinta-feira (7/9) a aquisição do Grupo CRM, dono das marcas Kopenhagen, Kop Koffee e Brasil Cacau. O valor não foi revelado e a transação será submetida ao Cade nas próximas semanas, com previsão de conclusão em 2024. Renata Moraes Vichi continua à frente das marcas e confirmou a PEGN a intenção de abrir mais duas mil lojas até 2026.
O movimento marca a entrada da multinacional de origem suíça no franchising brasileiro. De acordo com a Nestlé, a ideia é que o grupo de franquias caminhe de forma independente, mas a empresa vê oportunidades de acelerar “segmentos de maior valor agregado”.
A Nestlé não é a primeira indústria a apostar no sistema de franquias brasileiro. Antes disso, outras empresas tradicionais e de porte relevante também fizeram movimentos parecidos, seja com aquisição ou lançamento de redes próprias. Confira alguns exemplos:
Omo Lavanderia — Foto: Divulgação / OMO Lavanderia
A Unilever, dona da marca Omo, comprou parte da rede de passadorias Mania de Passar em 2018 e transformou na Omo Passa Fácil. Dois anos depois, adquiriu o Grupo Acerte Franchising, dono da extinta Quality Lavanderia, e deu início à rede Omo Lavanderias, que hoje tem mais de 300 unidades, incluindo lojas autônomas.
Casa Bauducco: próxima fase de expansão pode incluir hotéis — Foto: Divulgação
Neste caso não foi uma aquisição, mas uma entrada direta no franchising. A indústria alimentícia Bauducco lançou a rede de cafeterias Casa Bauducco em 2012, para ter um canal direto de varejo com o cliente, vendendo panetones o ano todo. Hoje são mais de 150 unidades em operação e a rede pretende chegar a 500 em cinco anos. Nos últimos anos, a divisão de varejo do grupo também passou a apostar em lojas de venda de panetones tradicionais.
Loja da Hope e quiosque da Hope Resort — Foto: Divulgação
A indústria de lingeries Hope nasceu em 1966 e começou vendendo para varejistas multimarca. Quase 40 anos depois, em 2005, a marca lançou sua primeira loja já como uma franquia. Atualmente são mais de 200 lojas em operação.
Loja da TipTop — Foto: Divulgação
Fundada em 1952 a TipTop, marca especializada em roupas e acessórios infantis, começou como uma confecção, com foco em produção, exportação e venda para multimarcas. Em 1987 foi vendida para a indústria TDB Têxtil e aumentou os polos de produção. A primeira tentativa de ir para o varejo com franquias foi em 2006, mas o projeto acabou se concretizando em 2008. Hoje são mais de 140 franquias abertas.
Fachada da Bean Go!: loja pode funcionar em oito metros quadrados — Foto: Valterci Santos
A indústria paranaense de alimentos Caldo Bom, fundada há 52 anos, abriu sua franquia de feijoada no pote no primeiro semestre de 2023, a Bean Go!. Com 14 combinações envolvendo feijão, a empresa disse prever 100 unidades até o fim do ano.
Bagaggio — Foto: Bagaggio
Com 81 anos de mercado, a indústria de malas e acessórios para viagem Bagaggio iniciou a expansão com lojas franqueadas em 2009. Atualmente são mais de 170 unidades em funcionamento.
Havaianas inaugura loja autônoma no Brasil — Foto: Divulgação
O famoso chinelo brasileiro da Havaianas foi criado em 1962 pela Alpargatas e ganhou o mundo nas décadas seguintes. Nos anos 2000 acelerou a internacionalização, levando os produtos para mais de 80 países. A entrada no mundo do franchising aconteceu em 2008, e hoje são mais de 500 unidades em funcionamento.
Sestini — Foto: Sestini
A indústria de bolsas, mochilas, malas e acessórios Sestini existe há 29 anos e tinha como foco a venda no varejo multimarca. Em 2013 lançou sua primeira franquia e hoje tem mais de 60 unidades em funcionamento.