Câmbio

Interpretação sobre Galípolo acende alerta sobre consenso no Copom | Moedas e Juros


“Campos Neto tem os votos necessários?” foi a pergunta feita pelo Valor a diversos participantes do mercado nos últimos dois dias, ao questionar as revisões de cenário que contemplavam uma redução no ritmo de corte da Selic para 0,25 ponto já em maio. A visão consensual do mercado era que, diante da mudança relevante da comunicação feita pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, na semana passada, uma alteração do ritmo já era certa. No entanto, declarações do diretor de política monetária do BC, Gabriel Galípolo, acenderam o sinal de alerta sobre uma possível divisão do colegiado no momento em que discussões sobre a sucessão no comando do BC já aparecem.

O discurso de Galípolo na manhã de quarta-feira foi o que mais deixou participantes do mercado em dúvida. A primeira impressão coletada pelo Valor com traders e economistas foi de alinhamento do diretor ao que já havia sido indicado por Campos Neto na semana passada, diante do compromisso com a meta de inflação. No entanto, ao longo da sessão, houve mudança na leitura, especialmente pelo fato de o diretor ter dito, no fim de sua intervenção, que é preciso ter calma nos momentos de reprecificação da curva de juros de Treasuries.

“Não temos meta de diferencial de juros e não temos meta de taxa de câmbio. Temos meta de inflação, que vem se comportando bem. Pelo menos o último IPCA apresentou um bom número. No saldo, o que seria mais adequado, na linha de parcimônia e serenidade, é conseguir dar tempo para ver, quando acontece esse tipo de reajuste da curva americana, como isso se desdobra para aquilo que efetivamente é o mandato do BC, que é uma meta de inflação”, disse Galípolo.

Para ler a reportagem completa, acesse o site do Valor.

Tendência é de aumento nos acordos entre empresas — Foto: Unsplash
Tendência é de aumento nos acordos entre empresas — Foto: Unsplash



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo