Câmbio

Inflação ao consumidor americano acelera levemente abaixo do esperado em julho | Internacional e Commodities


Ambas as leituras mensais vieram em linha com a expectativa de analistas consultados pelo “The Wall Street Journal” e mantiveram a alta registrada em junho.

Esses dados são um importante indicativo para os investidores calcularem se a alta de juros nos Estados Unidos se encerrou realmente na reunião passada do banco central americano (Federal Reserve, o Fed) ou se continuará, penalizando ainda mais a bolsa e a economia. Números dentro da expectativa podem até dar o ânimo que faltou ao mercado nas últimas semanas, desde que a nota de crédito dos EUA foi rebaixada e a recessão global se tornou mais palpável.

Na comparação com julho do ano passado, o CPI acelerou para alta de 3,2%, após registrar 3% no mês anterior. No entanto, o número veio um pouco abaixo da previsão de 3,3%. Já o núcleo subiu 4,7% na comparação anual, também 0,1 ponto percentual menor que o esperado.

De acordo com o Departamento do Trabalho, responsável pelo CPI, o componente de moradias “foi de longe o maior contribuinte para o aumento mensal de todos os itens, responsável por mais de 90%” da alta de 0,2%. O componente de seguros para veículos também ajudou a elevar o CPI na base mensal.

Este conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor.



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo