Discurso de Powell no Simpósio de Jackson Hole e ‘prévia da inflação’ marcam a sexta-feira | Bolsas e índices
Após a abertura ontem (24), o Simpósio de Jackson Hole hoje tem sua principal atração: o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Rserve (Fed, o banco central norte-americano). Por aqui, o IPCA-15, também conhecido como “prévia da inflação” é o ponto alto do dia e deve repercutir no pregão após vir acima do esperado.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo -15 (IPCA-15), considerado a prévia da inflação oficial no país, teve alta de 0,28% em agosto, após recuo de 0,07% em julho. Em agosto de 2022, o IPCA-15 tinha caído 0,73%.
O número veio acima da mediana de 35 projeções coletadas pelo Valor Data, que indicava uma alta de 0,16%. O intervalo das projeções variava de 0,10% a 0,25%. Portanto, o IPCA-15 superou também o teto das previsões.
O indicador é importante por trazer pistas sobre o futuro dos juros no Brasil. Na última reunião do Copom, o comitê decidiu cortar a Selic em 0,5 ponto percentual, para 13,25%. A magnitude da queda surpreendeu parte do mercado que esperava um corte menor, de 0,25 ponto percentual. E parte disso foi explicada justamente pelos indicadores inflacionários estarem mostrando um arrefecimento considerável. Agora, no entanto, o mercado voltou a esperar uma inflação maior para este ano, o que pode influenciar no ritmo de cortes da Selic.
Recentemente, o próprio Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, reforçou que “a batalha contra a inflação não está ganha” e por isso “os juros precisam ser restritivos”. Portanto, qualquer indicador inflacionário fica no radar neste momento.
Mas não é só no Brasil que os juros estão no radar. Nos Estados Unidos, o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, discursa às 11h05 de Brasília no simpósio anual de política monetária do Fed de Kansas, em Jackson Hole.
O simpósio conta com a presença de banqueiros centrais de todo o mundo e neste ano o tema é “Mudanças Estruturais na Economia Global”. Com isso, as palestras devem ser voltadas para assuntos como as alterações no mercado de trabalho, nos padrões de consumo, nas mudanças de fontes energéticas, e claro, na inflação.
A expctativa do mercado é que Powell use um discurso mais duro, reforçando que novas altas nos juros americanos podem acontecer, inclusive ainda neste ano, e que a taxa deve continuar alta por um bom tempo.
- Aplicações da inteligência artificial (IA) generativa para empresas e consumidores trazem novas frentes de negócios para a fabricante de computadores Positivo Tecnologia. “A inteligência artificial pode puxar uma nova fase da indústria de computadores pessoais”, comentou Helio Rotenberg, diretor-presidente da Positivo Tecnologia, em apresentação para analistas financeiros durante o evento Investor Day Positivo, em São Paulo nesta quinta-feira (24).
- Disponível em mercados da América do Norte, Europa e Ásia e lançado no Brasil no início do mês, o serviço de acesso fixo sem fio (FWA, na sigla em inglês) baseado na tecnologia 5G deve ter penetração limitada a 6% do mercado brasileiro de banda larga em 2027. A projeção para o Brasil consta de um estudo da Bain & Company que analisou outros dez mercados. A consultoria concluiu que nos países com boa cobertura de fibra óptica há pouco espaço para o FWA prosperar. Ou seja, a qualidade da infraestrutura de rede já estabelecida é fator-chave para o avanço (ou não) da tecnologia.
Contém informações do Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico
Jerome Powell — Foto: Fed/Divulgação