Dicas

CommUnit: iniciativa focada no desempenho de franqueados nasce com investimento de R$ 1,5 milhão | Franquias


Para cada uma das 3 mil redes franqueadoras existentes no Brasil há, em média, 62 unidades franqueadas. Apesar de expressivo, o índice ainda é inferior ao dos Estados Unidos, onde a média é de 250 unidades para cada rede. Um dos fatores que contribuem para esse cenário por lá é a forte presença de multifranqueados – empreendedores que comandam mais de uma unidade de franquia. No mercado norte-americano, eles se tornam grupos cada vez mais robustos, faturando bilhões de dólares, e até sendo sondados por fundos de investimento. Por aqui, o perfil começou a ganhar força na última década.

Hoje, no Brasil, existem quase 189 mil operações franqueadas, e estima-se que sejam geridas por mais de 80 mil franqueados. Uma pesquisa de 2021 da Associação Brasileira de Franchising (ABF) reportou que 86% das redes trabalhavam com multifranqueados – em Alimentação, o recorte chega 95%, de acordo com outro estudo divulgado em junho deste ano.

É de olho no fomento desse perfil de empreendedor que surge a CommUnit, liderada por Denis Santini, 50 anos, que atua no setor há quase três décadas. O objetivo é ajudar a aumentar o faturamento de todos os franqueados do país em até 20%, com a oferta de eventos, pesquisas, uma plataforma de conteúdo e até um podcast que viajará pelo país para contar histórias de franqueados de diversas cidades. A novidade foi revelada em primeira mão a PEGN.

A CommUnit nasce com um investimento de R$ 1,5 milhão feito por empreendedores ligados ao setor de franquias, como multifranqueados, franqueadores e fornecedores. “Quisemos reunir todos os elos do setor nessa iniciativa. Queremos potencializar quem atua no sistema”, diz Santini, em entrevista a PEGN. Ele não revela quem são os nomes envolvidos na rodada, mas afirma que o valuation do negócio chega a quase R$ 10 milhões. O quadro de diretores da organização é composto, ainda, por Daniela Boll, que tem mais de 20 anos de experiência nas áreas de marketing, varejo e franquias.

A ideia da CommUnit é congregar franqueados e multifranqueados em um único ecossistema para trocas de boas práticas. “No franchising, quando você promove qualquer encontro de troca, as pessoas vão. É um mercado que tem muita abertura para isso”, diz Santini. De acordo com ele, as fontes de receita da CommUnit, em um primeiro momento, serão o patrocínio dos eventos de conteúdo (o primeiro está previsto para abril de 2024), do podcast e da venda de ingressos.

A partir da segunda fase, que deve começar no segundo semestre do ano que vem, a iniciativa também contará com conteúdo premium pago, por meio de assinatura recorrente, e um marketplace, que será desenvolvido para fornecedores, dentro da mesma plataforma. A CommUnit oferecerá conteúdo gratuito para franqueados, produzido por especialistas de mercado, e prevê medidas acessíveis para estimular pequenas franqueadoras.

A iniciativa também vai abarcar um espaço pago de networking com os 50 maiores multifranqueados do país, para troca de conhecimento. “O número pode variar, mas não vai ser muito mais do que isso”, diz Santini.

Ele, que também é fundador do Grupo MD, conta que essa ideia surgiu há muitos anos, a partir de sua própria experiência como franqueado. Em sua primeira convenção do Rei do Mate, em 2011, marca da qual é franqueado até hoje, Santini viu um colega receber uma homenagem da rede por impulsionar o tíquete médio com práticas simples. Uma de suas falas, inclusive, ficou gravada por Santini: o empreendedor premiado prestava atenção aos números “depois da vírgula”.

“Vi que era muito vantajoso fazer networking com a maior quantidade possível de franqueados, cada um com uma habilidade diferente. Fui pesquisar quem era o melhor em turnover, em marketing e em vendas e entender como eles faziam. E não somente da minha rede, mas até de outros segmentos”, conta.

Santini chegou a ter sete operações de franquia simultâneas, mas percebeu que, após a quarta, seria necessária uma estrutura empresarial para atender a todas as lojas. De acordo com ele, o propósito da CommUnit é também ajudar empreendedores que estejam nessa fase. “Em breve teremos o primeiro multifranqueado do Brasil administrando uma empresa com receita superior a R$ 1 bilhão”, afirma.

Essa busca por trocas com outros franqueados levou Santini ao evento Multi-Unit Franchising Conference, nos Estados Unidos, que reúne anualmente multifranqueados de todas as partes do país para a troca de conhecimento e insights. Os aprendizados do especialista nesses mais de dez anos acabaram se tornando um livro.



PEGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo