Câmbio

Campos Neto condiciona queda profunda da Selic à do risco fiscal | Moedas e Juros


No comunicado em que a Selic começou a cair na dose de meio ponto, o risco fiscal foi, pura e simplesmente, ignorado no balanço de preocupações do Banco Central (BC). Mesmo assim, seu presidente, Roberto Campos Neto, avisou nesta quinta-feira (10) que o equilíbrio fiscal das contas públicas será fundamental para a redução das taxas de juros ao longo do tempo.

Em audiência no Senado, Campos Neto disse que o objetivo da política fiscal deve ser abrir caminho para uma queda efetiva da Selic. Para isso, é importante a continuidade do processo de reformas, caso da aprovação do arcabouço fiscal – fator que também foi totalmente esquecido no último comunicado do BC, depois de meses a fio sendo apresentado como inescapável para juros menores.

Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central do Brasil. — Foto: Ana Paula Paiva / Valor

“É importante a aprovação de medidas que faça a gente atingir a meta fiscal. Se a gente conseguir atingir metas fiscais, juros serão consistentemente menores e poderemos reduzir as taxas à frente. Nosso objetivo é abrir caminho para uma queda consolidada de juros. Precisamos correr atrás de um equilíbrio fiscal e o plano desenhado, se atingirmos metas fiscais, vamos atingir juros mais baixos. É importante criar medidas para alcançar a estabilidade fiscal sem elevar receitas”, argumentou Campos Neto.

Em discurso semelhante, Campos Neto defendeu a aprovação de uma reforma tributária. Disse que a proposta que tramita no Parlamento é melhor do que o modelo de tributação que temos hoje. Ele disse que tem dialogado para convencer pessoas da importância do tema na economia brasileira.

“Reforma tributária é bastante importante. Conversei com pessoas para convencê-las. [Modelo da reforma] é melhor do que o que a gente tem hoje. Tenho apoiado, não vi os detalhes finais, mas acho que vai contribuir no médio e longo prazo para melhoria de eficiência do Brasil”, afirmou Campos Neto.

Com informações do Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo