Câmbio

Campos Neto abre as portas para Lula, mas fecha para ainda menos juros | Brasil e Política


Campos relatou que teve “uma única conversa pessoal” com Lula, “muito boa”, ainda em 2022. Desde então, ambos não se encontraram pessoalmente. Ele lembrou que faz reuniões com ministros, principalmente o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Como se sabe, nestes primeiros meses de governo, Campos Neto tem sido alvo preferencial de ataques de Lula. Muitas vezes as críticas presidenciais foram além da pressão para cortar juros, em ataques pessoais ao chefe da autoridade monetária. E, se o script for mantido, novos ataques podem estar por vir.

Na mesma entrevista, Campos Neto deixou claro que, embora haja chance de a Selic acelerar o passo de queda, da dose atual de meio por corte para 0,75 ponto, é algo muito remoto. Para tanto, seriam necessárias surpresas ou com a inflação corrente, ou com expectativas de inflação, ou com uma fraqueza ainda maior da economia – ficou escrito na última ata do BC. Para seu presidente, no entanto, “a barra para aumentar o ritmo [de cortes] é bastante alta” neste momento.

Com informações do Valor PRO, serviço de notícias do Valor



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo