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Cafeteria de Sabrina Sato lança franquia mais barata, de 4 m², que vende bebidas para viagem | Franquias


A apresentadora e empresária Sabrina Sato acaba de entrar no efervescente mercado do cafezinho para viagem, com a marca Splash Bebidas Urbanas, da qual é sócia desde o último mês de março. A rede, fundada pelo casal de empreendedores Brunna Farizel e Lucas Moreira, desenvolveu uma franquia mais barata para alavancar o crescimento, sobretudo em grandes cidades. Os detalhes foram revelados em primeira mão a PEGN.

A ideia é que as novas lojas tenham cerca de quatro metros quadrados e sejam instaladas dentro de outras empresas e em pontos de grande circulação de pessoas. Uma unidade piloto vinha sendo testada dentro de um espaço corporativo, em São Paulo.

A Splash Bebidas Urbanas prevê faturar R$ 20 milhões em 2023, com 60 lojas em funcionamento e cerca de 120 negociadas. Com a nova franquia, que custa menos da metade da loja tradicional, o plano é crescer 230% em faturamento em 2024 e chegar a 200 unidades. Em até seis anos, o objetivo é atingir 3 mil.

O investimento inicial para abrir uma Splash To Go é de até R$ 90 mil, o que a configura como uma microfranquia – redes com investimento inicial de até R$ 135 mil. A marca também trabalha com o modelo Express, que demanda um aporte médio de R$ 130 mil e oferece algumas mesas para atendimento no local, e a loja tradicional, que custa a partir de R$ 250 mil.

De acordo com o cofundador Lucas Moreira, o desenvolvimento do novo projeto foi motivado pela demanda dos próprios empreendedores interessados pela marca. “70% dos nossos leads têm potencial de investimento abaixo de R$ 100 mil. Tínhamos muitos candidatos com perfil adequado, mas sem o capital. Enxugamos processos da operação e maquinário para atender um leque de investidores muito maior”, diz. As novas lojas terão cerca de três funcionários, quase metade do que é necessário para tocar uma unidade tradicional da rede.

Lucas Moreira, sócio-fundador da Splash Bebidas Urbanas — Foto: Nanda Ferreira
Lucas Moreira, sócio-fundador da Splash Bebidas Urbanas — Foto: Nanda Ferreira

Redes de cafeteria to go têm crescido no sistema de franquias há alguns anos. Empresas como a Mais1. Café e The Coffee escalaram o ranking de maiores redes do país e já avançam inclusive em internacionalização. Até a veterana Havanna fez um caminho parecido com o da Splash e apostou no modelo de loja enxuta com café para viagem.

“Quando inauguramos a Splash, em 2018, boa parte dessas [novas] marcas nasceram com a gente. Nunca tinha sido uma intenção nossa ser uma referência em marca to go. Entendemos que esse investimento menor é uma opção a mais da Splash, para aproveitar as oportunidades de pontos menores que surgem de uma galeria, por exemplo”, afirma.

De acordo com Moreira, as lojas trabalharão com um cardápio sortido, com salgados e doces, mas com opções limitadas. O foco será no carro-chefe da casa, a bebida Fraplash. “O franqueado vai poder avaliar o que funciona melhor e escolher, não terá todo o mix. As nossas lojas já são bem diferentes umas das outras por conta do público local”, diz Moreira.

O empreendedor aposta que o modelo to go possa vir a representar 40% das inaugurações futuras da marca, sobretudo em 2025, quando o formato já estiver mais capilarizado. A oportunidade que Moreira vê é de aumentar a presença em grandes capitais. Hoje, a Splash Bebidas Urbanas já tem lojas em cidades pequenas, mas o novo formato, com custo reduzido, pode ajudar a acelerar a expansão onde o metro quadrado é mais caro.

Nova loja da Splash Bebidas Urbanas pode funcionar em espaços de quatro metros quadrados — Foto: Nanda Ferreira
Nova loja da Splash Bebidas Urbanas pode funcionar em espaços de quatro metros quadrados — Foto: Nanda Ferreira

Sabrina atrai até franqueados

Desde a entrada de Sato no negócio, a rede ganhou um impulso na captação de clientes e até de franqueados, de acordo com Moreira. “É uma chancela. Sentimos essa diferença todos os dias, em todos os contatos. No primeiro contato, as pessoas geralmente já comentam antes de falarmos qualquer coisa sobre a marca. É um diferencial poder colocar um outdoor com a imagem dela em uma cidade menor, por exemplo.”

Mas não é só com a imagem que Sato tem contribuído com o negócio. De acordo com Moreira, o grupo familiar da apresentadora, que ajuda na administração de todos os negócios assinados por ela, trouxe mais oportunidades de inovação e ajudou a abrir portas para parcerias. “Agrega não só na imagem, mas aos negócios também. Isso nos abre muitas portas”, diz.

Brunna Farizel, Sabrina Sato e Lucas Moreira, sócios da Splash Bebidas Urbanas — Foto: Divulgação
Brunna Farizel, Sabrina Sato e Lucas Moreira, sócios da Splash Bebidas Urbanas — Foto: Divulgação

Na ocasião do anúncio da sociedade, Sato disse que já vinha observando o mercado de cafeterias há algum tempo, junto com seus irmãos, que também são seus sócios. Agora, em entrevista, a PEGN, ela comenta que é “uma grande consumidora de café, e que a qualidade da bebida e dos demais produtos foi um dos pontos que a fisgou.

“Os produtos em si já são extremamente democráticos. Quem não ama um cafezinho com pão de queijo? Mas é claro que, dentro do portfólio de produtos, temos opções pensadas para todos os públicos. Como fizemos recentemente com o Fraplash rosa, entrando na trend Barbiecore, essas parcerias e ações deixam a marca ainda mais descolada e jovem”, diz Sato.

A apresentadora já tem um histórico sólido no mercado de franquias. Além de ter feito campanhas publicitárias para diversas marcas do setor, Sato é sócia das redes OdontoSpecial (saúde), Bom Beef (alimentação), Rede Elétrica Solar (energia solar), Academia da Face (estética) e Peixe ao Cubo (alimentação).



PEGN

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