Câmbio

Banco da Inglaterra mantém taxa básica de juros inalterada em 5,25% ao ano | Investimento no Exterior


Segundo o Comitê de Política Monetária do BoE, cinco dirigentes votaram a favor da manutenção da taxa, enquanto quatro optaram por elevá-la em 0,25 ponto percentual (p.p.), para 5,50% como, também era esperado por uma parcela relevante do mercado.

No comunicado, o banco central destacou que continuará monitorando de perto as indicações de pressões inflacionistas persistentes e de resiliência na economia como um todo, incluindo a rigidez das condições do mercado de trabalho e o comportamento do crescimento dos salários e da inflação dos preços dos serviços. “A política monetária terá de ser suficientemente restritiva durante um período suficiente para que a inflação regresse ao objetivo de 2% de forma sustentável no médio prazo”, disse o BoE.

O BoE também pontuou que a evolução dos principais indicadores da persistência da inflação tem sido mista, mas existem “sinais crescentes de algum impacto da política monetária mais restritiva no mercado de trabalho e na dinâmica da economia real em geral”.

Dessa forma, a expectativa da autarquia é que a inflação medida pelo índice de preços ao consumidor (CPI) continue a cair significativamente no curto prazo, refletindo uma inflação anual mais baixa dos produtos energéticos. No entanto, projeta-se que a inflação dos preços dos serviços permaneça elevada no curto prazo, com alguma volatilidade potencial mês a mês.

Já para o Produto Interno Bruto (PIB), a expectativa é que ele cresça “apenas ligeiramente” no terceiro trimestre e, no segundo semestre como um todo, o crescimento também deve ser mais fraco do que o esperado.



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo