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Água de Cheiro investe R$ 2 milhões para lançar maquiagens de marca própria e prevê crescer 20% | Franquias


Consolidada no segmento de perfumaria, a Água de Cheiro resolveu se arriscar em um outro nicho de beleza: a maquiagem. O investimento na empreitada foi de R$ 2 milhões, e o objetivo é que a nova linha represente entre 10% e 12% do faturamento da marca no primeiro ano e passe a 20% a partir de 2024. A notícia foi revelada em primeira mão a PEGN. A rede, que tem 47 anos de mercado, projeta um crescimento de 22% no faturamento para este ano e a abertura de mais 30 lojas.

Chamada de Attractive Colors — a segunda maior coleção de perfumes da casa leva o nome de Attractive —, a linha nasce com 19 produtos para olhos e boca, sob o slogan “seja o seu padrão de beleza”. A previsão é que os itens cheguem às lojas no próximo dia 1º de outubro. O investimento divulgado foi aplicado totalmente em P&D e estratégias de comunicação.

Olindo Caverzan Junior, diretor geral da Água de Cheiro, conta que a empresa levantou informações sobre o mercado ao longo dos últimos 18 meses e ouviu as consumidoras sobre a ampliação do portfólio. “As pessoas buscam qualidade, preços mais acessíveis e benefícios adicionais. Não basta só entregar a máscara de cílios, é previso ver um benefício real”, diz.

A Água de Cheiro já teve uma linha de maquiagens nos anos 2000, mas os itens foram descontinuados e a rede passou a vender produtos de outras marcas nas lojas nos últimos anos, como Maybelline e L’ Oreal (que continuam nas prateleiras até a finalização dos estoques). Agora, com os produtos de assinatura própria, pretende se posicionar como uma alternativa a concorrentes consolidados do mercado, como Quem Disse, Berenice? e Vult, do Grupo Boticário, e Yes! Cosmetics, por exemplo.

Produtos da linha Attractive Colors, da Água de Cheiro — Foto: Divulgação
Produtos da linha Attractive Colors, da Água de Cheiro — Foto: Divulgação

A estratégia para competir foi criar produtos com propriedades como vitamina E, proteção solar, hidratação e ácido hialurônico, entre outros. O Batom Bala Soft Matte (R$ 19,90), por exemplo, tem em sua composição vitamina E e manteiga de karité e ação antioxidante.

O portfólio ainda conta com itens como batom líquido, lip balm, gloss labial, delineador e máscara de cílios com efeito alongador ou com efeito de volume. De acordo com Caverzan, a cada quatro meses devem ser lançados novos produtos. A expectativa é triplicar a quantidade de SKUs em 12 meses, e a participação no faturamento deve saltar para 20% a partir do segundo ano.

Olindo Caverzan Junior, diretor geral da Água de Cheiro — Foto: Divulgação
Olindo Caverzan Junior, diretor geral da Água de Cheiro — Foto: Divulgação

Em um primeiro momento, a ideia é que os itens sejam um incremento do tíquete médio nas lojas. Para isso, a aposta é no “preço acessível” — os itens vão de R$ 19,90 a R$ 35,90. Com o tempo, a empresa espera que eles se tornem produtos destino. Para isso, vai investir em eventos de experimentação para o consumidor, campanhas em canais digitais e nas lojas e reforço na venda direta — o canal representa 20% do faturamento da marca.

30 novas lojas ainda em 2023

Fachada da Água de Cheiro: rede pretende abrir 70 lojas por ano a partir de 2024 — Foto: Divulgação
Fachada da Água de Cheiro: rede pretende abrir 70 lojas por ano a partir de 2024 — Foto: Divulgação

A Água de Cheiro foi adquirida em 2016 pelo grupo Beauty Franchising, uma empresa da holding Narsana. Desde então, Carvezan está à frente do empreendimento, com a missão de recuperar o negócio. “A marca passou por alguns momentos meio turbulentos ao longo desses mais de 40 anos, e o meu desafio agora é trazê-la ao patamar de reconhecimento e prestígio que tinha principalmente nas décadas de 1980 e 1990”, diz.

Ao longo desses anos, a empresa revisitou o portfólio, reforçando os principais cartões de visita da casa, como o perfume Absinto, e reviu o modelo de negócio, com novos formatos de loja. Dentro dessa estratégia de expansão de portfólio, entendeu-se que a maquiagem deveria ser a nova aposta, por ser um nicho relevante no mercado de beleza.

Atualmente, a rede tem 163 lojas e 43 pontos de distribuição focados em venda direta. A Água de Cheiro trabalha com três formatos de unidades franqueadas: quiosque, loja pop e premium. Este último corresponde a 50% da rede atual. O objetivo é abrir mais 30 franquias até o final do ano (60% no formato premium) e 70 por ano a partir de 2024.

O investimento inicial para abrir uma franquia da Água de Cheiro vai de cerca de R$ 80 mil (para o quiosque) até R$ 220 mil (para a loja).



PEGN

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