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3 características imprescindíveis para o líder do futuro, segundo franqueadores | Gestão de pessoas


Visão, objetividade, postura, espírito empreendedor. Todas essas características sempre estiveram nas descrições de um líder de sucesso, mas outros aspectos começam a se tornar ainda mais importantes na nova realidade que se impõe sobre o mundo dos negócios. O tema foi debatido por três líderes de grandes empresas franqueadoras, CNA, Óticas Carol e Espaçolaser, durante a ABF Con 2023, que acontece nesta semana na Ilha de Comandatuba, em Una (BA).

Decio Pecin, CEO do CNA, foi o responsável por mediar a conversa entre Paulo Camargo, CEO do Espaçolaser, e Silvina Mirabella, diretora de varejo da EssilorLuxottica, que administra a Óticas Carol.

Os três executivos compartilharam suas visões sobre quais são as competências imprescindíveis para líderes do futuro. Confira:

1. Demonstrar vulnerabilidades

Na opinião de Camargo, da Espaçolaser, a ideia de “ser empático” é questionável. “É impossível eu me colocar no lugar de outra pessoa”, explica. Dessa forma, ele diz que os líderes precisam identificar e expor suas vulnerabilidades, para que os liderados se sintam acolhidos e representados. “O papel do líder é se conectar com as pessoas, e para isso ele precisa ser autêntico. Ninguém gera confiança em alguém que tenta parecer o que não é”, diz. Ele exemplificou contando parte da própria história pessoal, que também divide com suas equipes, sobre como buscou por ajuda profissional para aprender a demonstrar afeto, inclusive para a família.

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2. Redefinir prioridades com frequência

A dificuldade em identificar o que é apenas importante e o que é urgente gera desafios de comunicação dentro das empresas, bem como picos de ansiedade em funcionários. Até mesmo os líderes vêm procurando formas de lidar com isso da melhor forma. “Prioridades devem ser listadas e mudadas de ordem de acordo com o andamento da vida. A lista precisa ser revista constantemente. Em algum momento, algo deixará de ser urgente e passará a ser importante, e haverá mais tempo para ser decidido e executado, diz Mirabella, da EssilorLuxottica.

3. Cuidar da própria saúde mental

O líder precisa estar a serviço dos liderados, e por essa razão precisa cuidar da própria estabilidade emocional, o que Pecin chamou de “equilíbrio psíquico”. “Nenhuma faculdade ensina e estamos aprendendo na prática hoje em dia. Como nós, líderes, podemos lidar com tanta informação ao mesmo tempo e ainda manter a equipe focada e engajada”, disse o CEO do CNA.

Ele ainda disse que o líder não deve tentar se descolar do lado humano, buscando sempre pela transparência e autoconhecimento. “Quando estamos com problemas, tendemos a tomar decisões que não são as melhores naquele momento. É necessário buscar o equilíbrio de corpo, mente e alma”, diz.

Mirabella e Camargo comentaram que o líder precisa cuidar da própria saúde mental para conseguir refletir isso para a equipe. É preciso que as equipes vejam o líder como um integrante do time, e não alguém que assiste de fora o que é feito. “É importante estar presente, ser exemplo, ouvir, empatizar. Temos dias bons e não tão bons, mas é importante sentir e mostrar que estamos todos juntos. Precisamos mostrar que estamos dentro do jogo, com eles”, diz Mirabella.

*O jornalista viajou a convite da ABF.



PEGN

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