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Quais são os times de futebol mais valiosos do Brasil?


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Apenas em 2023, os 30 maiores times brasileiros foram avaliados em R$ 33,2 bilhões

O Brasil é conhecido como o país do futebol. Não é por acaso. Os motivos são vários. Desde a qualidade dos jogadores e o estilo de jogo que os grandes times exportam para o resto do mundo, além da imensa popularidade do esporte.

Porém, nos últimos anos, entrou um fator novo e importante nessa equação: o crescimento dos negócios em torno do futebol, que deixou de ser apenas um esporte. Apenas em 2023 os 30 maiores times brasileiros foram avaliados em R$ 33,2 bilhões, de acordo com o levantamento da consultoria Sports Value.

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O time com maior valor de mercado é o Flamengo, valendo R$ 4,5 bilhões, uma valorização de R$ 729 milhões no último ano. O Palmeiras, atual campeão do Campeonato Brasil de 2023, apresenta um valuation de R$ 3,6 bilhões. Complementando o top 3 dos times mais valiosos do país (e abaixo do Palmeiras) está o Corinthians, com valor de mercado de R$ 3,1 bilhões.

Apesar de não aparecer na liderança entre os valores, o time que mais cresceu em porcentagem no período foi o Red Bull Bragantino. A equipe viu sua marca se valorizar em 36,1% (R$ 315 milhões) e vale agora R$ 1,18 bilhão. O Cuiabá aparece em segundo no ranking dos que mais cresceram em um ano. O clube aumentou seu valor em 28,5% (R$ 163 milhões), levando a do Centro-Oeste para um valor estimado de R$ 311 milhões.

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Apenas 13 das 30 marcas avaliadas tiveram valorização. O São Paulo, por exemplo, manteve-se estagnado e seu valuation segue sendo de R$ 2,2 bilhões. Curiosamente, o valor da marca do Botafogo, que chegou a liderar o Campeonato Brasileiro no ano passado, caiu 27,33% em um ano, uma baixa de R$ 225 milhões. Agora, o clube tem valor estimado em R$ 598 milhões.

Confira quais são os 10 times de futebol mais valiosos do Brasil



  • 1. Flamengo

    Valor de mercado: R$ 4,5 bilhões
    Valor de mercado excluindo dívidas: R$ 4,4 bilhões
    Movimentação em 2023: + R$ 729 milhões
    Estado: Rio de Janeiro


  • 2. Palmeiras

    Valor de mercado: R$ 3,5 bilhões
    Valor de mercado excluindo dívidas: R$ 3,1 bilhões
    Movimentação em 2023: + R$ 163 milhões
    Estado: São Paulo


  • 3. Corinthians

    Valor de mercado: R$ 3,1 bilhões
    Valor de mercado excluindo dívidas: R$ 2,6 bilhões
    Movimentação em 2023: + R$ 80 milhões
    Estado: São Paulo


  • 4. Atlético-MG

    Valor de mercado: R$ 2,9 bilhões
    Valor de mercado excluindo dívidas: R$ 1,6 bilhão
    Movimentação em 2023: – R$ 174 milhões
    Estado: Minas Gerais


  • 5. São Paulo

    Valor de mercado: R$ 2,2 bilhões
    Valor de mercado excluindo dívidas: R$ 1,8 bilhão
    Movimentação em 2023: não teve
    Estado: São Paulo


  • 6. Internacional

    Valor de mercado: R$ 2,1 bilhões
    Valor de mercado excluindo dívidas: R$ 1,5 bilhão
    Movimentação em 2023: – R$ 190 milhões
    Estado: Rio Grande do Sul


  • Agência BR

    7. Athletico-PR

    Valor de mercado: R$ 2,09 bilhões
    Valor de mercado excluindo dívidas: R$ 1,8 bilhão
    Movimentação em 2023: – R$ 4 milhões
    Estado: Paraná


  • 8. Fluminense

    Valor de mercado: R$ 1,4 bilhão
    Valor de mercado excluindo dívidas: R$ 1,08 bilhão
    Movimentação em 2023: Não teve
    Estado: Rio de Janeiro


  • 9. Red Bull Bragantino

    Valor de mercado: R$ 1,1 bilhão
    Valor de mercado excluindo dívidas: R$ 886 milhões
    Movimentação em 2023: + R$ 228 milhões
    Estado: São Paulo


  • Divulgação

    10. Santos

    Valor de mercado: R$ 1,1 bilhão
    Valor de mercado excluindo dívidas: R$ 786 milhões
    Movimentação em 2023: – R$ 315 milhões
    Estado: São Paulo

1. Flamengo

Valor de mercado: R$ 4,5 bilhões
Valor de mercado excluindo dívidas: R$ 4,4 bilhões
Movimentação em 2023: + R$ 729 milhões
Estado: Rio de Janeiro

Metodologia

O estudo considera inúmeros fatores para que se aponte o valor final de cada clube. São usadas as informações financeiras e considerados todos os ativos em circulação como dinheiro no caixa e bancos, aplicações financeiras e valores a receber, além de ativos imobiliários, como estádio, centro de treinamento e edificações em geral. Além disso, o levantamento faz uma avaliação de marca, que considera 20 diferentes variáveis para a formação de valor, divididas em três grandes grupos: potencial de mercado, potencial esportivo e as receitas oriundas da marca.





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