Câmbio

Powell diz estar confiante com processo de desinflação nos EUA | Investimento no Exterior


O presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), Jerome Powell, admitiu nesta terça-feira (2) que a autoridade monetária está mais confiante com o processo de desinflação nos Estados Unidos. O dirigente participa do Fórum do Banco Central Europeu (BCE), em Sintra.

“Salários e mercado de trabalho, que estavam muito aquecidos no primeiro trimestre, começam a mostrar sinais de desaceleração. Os últimos dados de inflação foram positivos, precisamos ver mais dados como esses”, disse Powell.

O índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) dos EUA, indicador preferido do BC americano para definir os próximos passos dos juros, registrou uma queda de menos de 0,1% em maio, desacelerando frente a abril, quando cresceu 0,3%.

Segundo o dirigente, a inflação de serviços segue resiliente, mas deve começar a desacelerar à medida que os salários recuam para níveis mais sustentáveis. Powell acredita que a inflação americana deve alcançar a meta, de 2% ao ano, no fim do próximo ano ou em 2026.

Em relação ao patamar de juros, o presidente do BC dos EUA afirmou que é apropriado manter a política monetária restritiva. “Se cortarmos os juros cedo demais, corremos o risco de perder o trabalho já feito até aqui. Por outro lado, se demorarmos demais, podemos impedir uma recuperação”, destacou.

 — Foto: Getty Images
— Foto: Getty Images



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo