Câmbio

Após turbulências, Lula diz que Brasil ‘jamais será irresponsável do ponto de vista fiscal’ | Brasil e Política


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (3) que o Brasil “jamais será irresponsável do ponto de vista fiscal”. E, falando a jornalistas após evento no Planalto, afirmou que “o país tem que estar calmo, porque está tudo acontecendo favoravelmente”. E que, “se tem um desarranjo qualquer, você só tem que consertar.”

MARIZ-PA BRASILIA 03-07-2024 LUIZ INACIO LULA DA SILVA/REUNIAO ORDINARIA DO CONSELHO DA FEDERACAO Reunião Ordinária do Conselho da Federação. Presidente Lula, durante reunião — Foto: CRISTIANO MARIZ/Agência O Globo
MARIZ-PA BRASILIA 03-07-2024 LUIZ INACIO LULA DA SILVA/REUNIAO ORDINARIA DO CONSELHO DA FEDERACAO Reunião Ordinária do Conselho da Federação. Presidente Lula, durante reunião — Foto: CRISTIANO MARIZ/Agência O Globo

As afirmações ocorrem após semanas de turbulências no mercado por conta também de declarações de Lula sobre a condução da política monetária do Banco Central e falas que foram interpretadas como sinalizações de que o governo não tem compromisso com as contas públicas.

“Estejam certos que a comida vai ficar barata. Estejam certos que este país jamais será irresponsável do ponto de vista fiscal. Eu não tenho um dia de experiência, eu tenho dez anos de Presidência”, disse Lula ao deixar o Salão Nobre do Palácio do Planalto, onde havia lançado momentos antes o Plano Safra 2024/2025. “O país tem que estar calmo porque está tudo acontecendo favoravelmente ao país. Se você tem um desarranjo qualquer, você só que tem que consertar. É isso.”

Após semanas seguidas de alta, o dólar fechou a sessão desta quarta-feira em forte queda, fato atribuído por operadores no mercado a uma “correção global de moedas de países emergentes”. No Brasil, esse movimento ganhou mais força após Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sinalizarem que adotarão políticas para conter os gastos do governo.

A queda nesta quinta-feira em relação ao real foi de 1,71%, com a moeda americana cotada a R$ 5,5683.

Este conteúdo foi publicado pelo Valor PRO, serviço de tempo real do Valor Econômico.



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo