Câmbio

‘Não vou me comprometer sobre qual será o próximo passo’, diz presidente do BCE | Moedas e Juros


A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, participa nesta manhã do Fórum sobre Bancos Centrais de 2024, que acontece em Portugal. Junto com Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central dos Estados Unidos) a fala de Lagarde era uma das mais esperadas, pois traz pistas aos investidores do futuro dos juros por lá e que pode mexer também com a Selic por aqui. Após o Banco Central Europeu ter feito o primeiro corte de juros desde 2019 na reunião do começo de junho, o mercado questionou se isso não “animaria” outras economias a irem pelo mesmo caminho.

Durante o evento, a presidente afirmou que o BCE está muito avançados no caminho da desinflação, mas que o caminho da inflação deve ser acidentado. “Estamos no caminho da desinflação, esperamos perseverar”, afirmou a presidente. Em junho, o BCE fez o primeiro corte de juros em quase cinco anos, levando a taxa para 4,25%.

Apesar da grande expectativa sobre os rumo dos juros ao redor do mundo, Lagarde afirmou que o BCE leva em conta o impacto do que outros BCs fazem mas também analisa os dados da economia europeia. Inclusive, a presidente demonstrou preocupação com a inflação de serviços, que segue forte, afirmando que o BCE precisa saber a causa da inflação, mas que o dado já está sendo monitorado. “Não precisamos ter serviços a 2% porque manufatura está abaixo e a inflação é uma média das duas”, disse.

Apesar do discurso, Lagarde afirmou que não irá se comprometer sobre qual será o próximo passo do BCE. Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central do Brasil também participa do evento falou sobre a pausa nos cortes da Selic.

European Central Bank President Christine Lagarde News Conference — Foto: Alex Kraus/Bloomberg
European Central Bank President Christine Lagarde News Conference — Foto: Alex Kraus/Bloomberg



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo