Câmbio

Dólar cai firme e encosta em R$ 5,60 após Lula marcar reunião para discutir moeda | Moedas e Juros


O dólar opera na sessão desta quarta-feira (3) em queda firme após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcar uma reunião com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir a forte alta da divisa americana nas últimas sessões. Às 10h26 a moeda americana caía 1,07%, a R$ 5,604.

O presidente vai se reunir com ministros da área econômica às 16h30 para discutir a escalada do dólar. Ontem (2), em entrevista à Rádio Sociedade, Lula afirmou que há um “jogo especulativo” contra o real e disse que o governo precisa fazer alguma coisa.

Segundo a gestora WHG, questões internas explicam, em grande parte, a depreciação do real em 2024. Decompondo a performance do real em 2024, 8% é devido a fatores domésticos e 5% a fatores externos.

Nos EUA, foi divulgado que o número de vagas de empregos criadas no setor privado em junho desacelerou e encerrou o mês em 150 mil. O número havia atingido 157 mil em maio (foi revisado para cima, o anterior era 152 mil) e analistas esperavam 158 mil novas vagas no mês, segundo relatório produzido pela Automatic Data Processing (ADP). É o terceiro mês consecutivo de desaceleração da criação de novas vagas no setor privado no país.

Ontem (2), o relatório Jolts mostrou que as vagas em aberto surpreenderam e aceleraram.

  • Leia também: Mercado de trabalho bombando não é bom? No cenário atual dos EUA, não. Entenda

Às 15h, o Fed divulga ata da reunião de junho de seu comitê de mercado aberto (Fomc). Na última reunião, o BC americano optou por manter os juros a 5,50% ao ano e passou a prever menos cortes em 2024. Na ata, a autoridade monetária deve explicar melhor sua decisão e os investidores buscarão nas entrelinhas pistas do que vem por aí.

Inflação nos EUA — Foto: Getty Images
Inflação nos EUA — Foto: Getty Images



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo