Câmbio

Ata do BCE mostra preocupação com inflação, apesar de corte nos juros | Investimento no Exterior


Apesar do Banco Central Europeu (BCE) ter cortado os juros da zona do euro em 0,25 ponto percentual em sua reunião de junho, alguns membros do comitê de política monetária acreditavam que eles deveriam permanecer inalterados, se fosse considerado totalmente o princípio de dependência de dados, revela ata do encontro, divulgada hoje.

Segundo a ata, alguns membros disseram que os dados disponíveis na ocasião não aumentavam a confiança de que a inflação iria convergir para 2% em 2025, embora a maioria afirmasse que continua esperando que ela atinja a meta no fim do próximo ano.

Além disso, eles também expressaram receio de que o cenário inflacionário tem viés de alta, impulsionado por maior crescimento dos salários, que deve continuar nos próximos meses. Porém, foi demonstrado preocupação em se esperar até ter um quadro completo sobre o comportamento da inflação e cortar os juros tarde demais.

A ata também revela preocupação de alguns membros com a inflação de serviços, que segue em alta. No documento, os membros acreditam que o ritmo da queda da inflação doméstica foi superestimado e que a fase final da desinflação será a mais difícil. “Isso aponta para uma maior resiliência da inflação à rente, o que pode elevar as pressões nos preços por algum tempo”, afirma a ata.

Este conteúdo foi publicado originalmente no Valor PRO, serviço de informações em tempo real do Valor.

 — Foto: Getty Images
— Foto: Getty Images



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo