Câmbio

Tebet descarta debate sobre mudança da meta fiscal até o meio do ano | Brasil e Política


Segundo ela, a meta de déficit zero definida para este ano será mantida “pelo menos até o meio do ano”, quando o cenário poderia ser reavaliado. Sobre 2025, uma possível meta de superávit de 0,5% do PIB ainda será discutida.

“É preciso lembrar que iniciamos 2023 com déficit fiscal de R$ 230 bilhões e tendo que recuperar muitas políticas públicas paralisadas pelo governo anterior”, disse a ministra. “Baixamos o déficit e, agora, o objetivo é zerar.”

Escolhida para participar do governo como uma “voz dissonante”, especialmente na economia, Tebet disse estar satisfeita com o que viu até agora e celebrou o crescimento econômico registrado no ano passado.

A ministra disse ainda que, apesar de concordar e de ter votado a favor da autonomia do Banco Central, quer entender os motivos pelos quais a autoridade monetária sinalizou uma desaceleração no ritmo dos cortes na taxa Selic.

Questionada sobre supostas interferências do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em empresas privadas e de economia mista, como Petrobras e Vale, Tebet disse que Lula quer ter “amigos” nessas companhias.

Este conteúdo foi publicado pelo Valor PRO, serviço de tempo real do Valor Econômico.



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo