Câmbio

Semana tem inflação no Brasil e EUA, dados de atividade local e decisão de juros na Europa | Bolsas e índices


Nos Estados Unidos, o índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês) de março será conhecido às 9h30 de Brasília. Como bem se sabe, os dados inflacionários americanos têm ficado no radar do mercado depois de voltarem a mostrar força. Para quem não se lembra, após a inflação dar sinais de arrefecimento no ano passado, o mercado começou a acreditar que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) cortaria os juros já no começo deste ano. No entanto, após inúmeros indicadores, especialmente de emprego, continuarem mostrando força, o mercado percebeu que ainda havia uma forte pressão inflacionária por lá (não à toa, os próprios dados de alta dos preços surpreenderam negativamente por lá). Com isso, esses indicadores seguem no radar para que o mercado tenha, enfim, pistas sobre quando os juros podem começar a cair nos Estados Unidos.

Logo na sequência, na quinta-feira (11), o mercado precisará se desdobrar para acompanhar todos os indicadores do dia. Por aqui, saem os dados de varejo às 9h. Na sequência, às 9h15, os investidores acompanham a decisão de juros na zona do euro. Recentemente, a presidente do BC europeu, Christine Lagarde, sinalizou que o início do corte de juros por lá deve acontecer em junho. Portanto, o mercado fica de olho no comunicado que acompanha a decisão em busca de pistas. Por fim, às 9h30, há mais um indicador de inflação americano, o índice de preços ao produtor (PPI), que também deve ser olhado “de lupa” pelos agentes financeiros.

Por fim, na sexta-feira (12), há a divulgação dos dados de serviços do Brasil às 8h. O indicador, assim como o varejo, trará aos investidores uma pista de como está a atividade econômica por aqui e, especialmente, o quanto ela pode trazer de pressão inflacionária.



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo