Dicas

Redes apoiam franqueados afetados por enchentes no RS com ajuda financeira e psicológica | SOS Rio Grande do Sul


Até o último boletim divulgado pela Defesa Civil, 431 municípios tinham sido atingidos pelas águas. A estimativa da Fecomércio RS é que 86% dos negócios de comércio, serviços e turismo tenham sido impactados. Segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Rio Grande do Sul abrigava 10.959 unidades de franquia, de 2.104 marcas diferentes, até dezembro de 2023. Essas empresas empregavam 91,6 mil pessoas, e são 187 as franqueadoras que possuem sede no estado. Um estudo preliminar feito pela ABF com 50 marcas mostra um prejuízo financeiro inicial de R$ 12,7 milhões.

“Algumas lojas fecharam e outras ainda estão sem energia, internet e comunicação com outras cidades. Os associados também relataram impacto nos fornecedores de todos os tipos: costureiras, tintas, pincéis, bebidas, alimentos, material gráfico, logística e muitos outros. Alguns informaram estarem administrando férias em fábricas locais”, diz a nota da entidade.

Já a market4U, que é a maior rede de microfranquias do país, segundo a ABF, vai repassar todos os royalties arrecadados no mês de abril para os franqueados da região. O valor, que corresponde a 10% do faturamento da marca, será destinado à reconstrução das operações de franqueados gaúchos . A divisão do montante será definida pelo comitê de franqueados da região.

O advogado Sidnei Amendoeira, sócio da MMA Advogados e diretor jurídico da ABF, diz que não há uma previsão legal que obrigue as franqueadoras a auxiliar franqueados em episódios de eventos climáticos extremos. “O que acontece é que tivemos uma experiência recente, que foi a pandemia, que ensinou e aproximou muito franqueados e franqueadores. Isso tem sido resgatado agora”, explica.

O mapeamento e o monitoramento das unidades mais afetadas tem ajudado a otimizar o auxílio, diz o advogado Natan Baril, sócio da Baril Advogados Associados e diretor internacional da ABF. “Elas estão buscando entender como funciona o seguro da empresa, por exemplo, para saber como atuar, em momento oportuno, na revitalização da unidade franqueada”, diz.

Grande parte das redes de franquia tem mobilizado franqueados de outras regiões para arrecadar doações para as vítimas das enchentes. Marcas como Peça Rara, Vestcasa, Tintas MC, Sorridents, Giolaser, Academia Gaviões e Instituto Gourmet têm coletado e enviado itens para ajudar a socorrer as vítimas no Estado.



PEGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo