Dicas

Quiosque dobrável: franquia de sorvete na chapa lança unidade mais barata, focada em eventos | Franquias


De olho no crescente mercado de eventos, a rede de franquias Ice Cream Roll investiu cerca de R$ 300 mil no desenvolvimento de um novo modelo de negócio de franquia itinerante, mais enxuto do que o convencional. De acordo com Roger Rodrigues, fundador e CEO da rede, o formato foi criado para atender a um perfil de empreendedor com bolso mais curto. A informação foi compartilhada em primeira mão com PEGN.

Atualmente, a Ice Cream Roll tem 75 unidades, sendo 55 já em funcionamento. Tradicionalmente, o investimento em uma franquia da marca é entre R$ 100 mil e R$ 200 mil. Com o novo formato, a unidade sai por R$ 49.990, já inclusos taxa de franquia, capital de giro, equipamentos e primeiro estoque. A previsão de retorno é em até seis meses. “O franqueado pode conciliar com o emprego e trabalhar com a franquia apenas aos finais de semana. Não precisa focar só no negócio”, diz o empreendedor.

De acordo com Rodrigues, a ideia é abrir 14 unidades desse novo formato no primeiro semestre 2024 e obter um faturamento de R$ 5 milhões só com eventos. Um dos critérios de expansão será permitir a atuação apenas em localizações onde não há lojas físicas da marca. Em um primeiro momento, a expansão será limitada a São Paulo e Rio de Janeiro. “Ele vai ter um raio de atuação de 20 km para não invadir áreas de outros franqueados”, diz.

O formato foi testado pela própria franqueadora em alguns eventos privados, como festas de aniversário. De acordo com Rodrigues, nesse tipo de ocasião, que também inclui casamentos e formaturas, o franqueado pode negociar um valor antes com a organização, o que já dá a previsibilidade de ganhos. “A estrutura é dobrável. Você faz o evento, depois dobra as quatro partes e leva embora.”

Franqueado da Ice Cream Roll pode escolher o mix de produtos que levará para cada evento — Foto: Divulgação
Franqueado da Ice Cream Roll pode escolher o mix de produtos que levará para cada evento — Foto: Divulgação

Rodrigues conta que também testou a loja em eventos abertos, em que o cliente paga pelos produtos, como rodeios e torneios esportivos. De acordo com ele, também foi um sucesso. “Em três dias vendemos R$ 8 mil, coisa que nem em shopping vendemos”, diz.

A franqueadora desenvolveu um braço de captação de eventos para ajudar a gerar ocasiões de venda para os franqueados. Isso auxilia a rede a prever a necessidade de logística, de acordo com a atuação das unidades itinerantes. Hoje o centro de distribuição está em Indaiatuba, interior de São Paulo. “Se o evento tiver 100 pessoas, por exemplo, já conseguimos nos organizar para abastecer o franqueado”, diz Rodrigues.

O franqueado pode escolher com qual pacote de produtos vai trabalhar. Entre as opções há gelato, gelato no palito e os “rolinhos de sorvete” da marca. A partir daí, é feito um levantamento do que será necessário, entre freezer, máquinas, estrutura e toldos, todos inclusos na franquia, que, por ser itinerante e sem local fixo, dispensa aluguel e contratação de funcionários fixos. O franqueado pode contratar mão de obra por evento, de acordo com a demanda.

Roger Rodrigues, fundador da Ice Cream Roll — Foto: Divulgação
Roger Rodrigues, fundador da Ice Cream Roll — Foto: Divulgação

Rodrigues criou a Ice Cream Roll em 2017, em Indaiatuba (SP), após se inspirar em um produto parecido que viu durante uma viagem à Tailândia. O negócio se especializou em sorvete na chapa, que depois é transformado em um rolinho. São mais de 1,4 mil combinações possíveis de sabores.

Para este ano, a rede projeta ultrapassar os R$ 35 milhões em receitas. De acordo com Rodrigues, as lojas têm faturado mais do que no ano passado, inclusive pelas inovações que foram inseridas recentemente no mix, como gelato e gelato no palito, que tem um giro mais alto. O tíquete médio atual é de cerca de R$ 23.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da PEGN? É só clicar aqui e assinar!



PEGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo