Câmbio

PIB do Brasil cresce 0,8% no primeiro trimestre. Como mexe com meu bolso? | Brasil e Política


Segundo o IBGE, pela ótica da produção, os destaques foram os setores de Serviços (com alta 1,4%) e Agropecuária (com avanço de 11,3%). Por outro lado, a Indústria ficou estável, com leve queda de 0,1%.

Em relação ao mesmo período de 2023, o PIB avançou 2,5%. A Indústria teve alta de 2,8% e os Serviços avançaram 3,0%. Já a Agropecuária teve queda de 3,0%.

No que o mercado está de olho?

O PIB traz ao mercado uma pista do força da atividade local nos primeiros meses do ano. Os investidores olham com atenção especialmente dados que poderiam se desdobrar em inflação. Isso porque, uma atividade pujante, traz consigo mais pressões inflacionárias, que é justamente o que o mercado, assim como o Banco Central, está de olho.

Os dados ganham ainda mais importância em um momento em que os economistas estão recalibrando suas expectativas não só em relação ao crescimento do país neste ano, mas também quanto à inflação e, claro, a Selic.

Uma das preocupações mais latentes do Banco Central têm sido em relação à força do mercado de trabalho, que traz justamente mais inflação.



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo