Câmbio

PCE: índice de inflação dos EUA em fevereiro fica em linha com o esperado. E você com isso? | Investimento no Exterior


No indicador mensal, a inflação americana medida pelo PCE registrou alta de 0,3% frente a janeiro, depois de ter avançado 0,4% na leitura anterior, em linha com o consenso, que estimava alta mensal de 0,4%.

o seu núcleo, que exclui os preços de alimentos, energia e de outros produtos voláteis, aumentou 2,8% numa base de 12 meses e subiu 0,3% em relação ao mês anterior – uma desaceleração em relação à alta de 0,5% de janeiro –. O mercado projetava o indicador anualizado em 2,8% em fevereiro, ou seja, que seguisse estável considerado o patamar anualizado em janeiro (também em 2,8%).

Os gastos com consumo, porém, surpreenderam, com uma aceleração em relação a janeiro. Enquanto no primeiro mês do ano, tais gastos avançaram 0,2%, agora houve crescimento de 0,8%, acima das expectativas de alta de 0,5%. A renda pessoal, por sua vez, avançou menos do que o esperado, com crescimento de 0,3%, enquanto o consenso projetava um avanço de 0,4%.

Indicador preferido do banco central dos EUA, a evolução do PCE pode afetar os próximos passos da autoridade monetária com relação ao corte dos juros. Como o indicador veio majoritariamente em linha o esperado, o mais provável é que o Federal Reserve continue em espera antes de começar a considerar cortes nas taxas de juro.

Atualmente, a curva de juros americana incorpora um cenário de três cortes de juros pelo banco central dos EUA, começando em junho.

Com informações do Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo