Dicas

Nestlé negocia compra da Kopenhagen | Franquias


A Nestlé deve anunciar a compra do Grupo CRM, detentor das marcas Kopenhagen e Chocolates Brasil Cacau. De acordo com informações apuradas por PEGN, a formalização deve ocorrer entre esta quarta (6/9) e a sexta-feira (8/9). A gestora Advent era sócia do grupo desde 2020, e Renata Vichi de Moraes, filha do fundador do Grupo CRM, é a CEO da marca. Ela está reunida com os franqueados do grupo nesta tarde.

Atualmente, as duas redes de chocolaterias juntas somam mais de 900 lojas em operação no Brasil. De acordo com um ranking divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), a Kopenhagen tinha 512 unidades em 2022, 14,80% a mais do que em 2021, enquanto a Chocolates Brasil Cacau tinha 399.

Procurada pela reportagem, a Cacau Show, principal concorrente da Kopenhagen, negou que tenha tentado adquirir a marca. Em nota, diz que sempre “está aberta a aquisições”, mas que “não faz sentido considerar a compra de uma empresa exatamente com as mesmas características de produto e mercado”. Em nota posterior, a Cacau Show disse que continua em busca de oportunidades de crescimento, “tanto orgânico quanto não orgânico”.

A primeira loja da Kopenhagen foi aberta em São Paulo em 1928, especializada em marzipan, doce feito de amêndoa e açúcar. Os chocolates entraram na história da marca em 1950, com a criação da linha Nhá Benta. Em 1996, a marca foi adquirida pelo Grupo CRM.

A gestora Advent entrou no negócio no segundo semestre de 2020. Desde então, a empresa aumentou a aposta nos canais digitais. Só na Páscoa deste ano, a marca divulgou um faturamento de R$ 500 milhões, com participação de 13% das vendas online.

Adir Ribeiro, especialista em varejo e franquias e presidente da Praxis Business, diz que o movimento, se concretizado, será um “grande recado para o franchising”. “Uma multinacional comprando uma rede de franquias dá um sinal para outras franqueadoras fazerem um trabalho bem-feito.”

Ele acredita que a aquisição pode trazer uma oportunidade de se construir um ecossistema sólido, aproveitando a capilaridade e abrangência da Nestlé e a expertise do Grupo CRM, que tem um portfólio de franqueados longevos. A novidade pode trazer um novo ar fresco principalmente para as operações da Chocolates Brasil Cacau.

Neste momento, ele considera que seja importante que o Grupo CRM abra um canal de comunicação claro e transparente com os franqueados, assegurando a manutenção de planos e condições.

Vai ser importante que a Nestlé também desenvolva, dentro das suas competências, a cultura de franchising. Se perde a cultura do franchising, coisa que o Grupo CRM já tem, pode causar uma instabilidade. Uma indústria desse nível precisa desenvolver a habilidade de lidar com empresários e entender que são empreendedores independentes, que comandam seus próprios negócios”.



PEGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo