Câmbio

‘Não temos meta de câmbio, temos meta de inflação’, diz diretor do BC | Brasil e Política


O diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo, defendeu a atuação da autoridade monetária na gestão do câmbio e disse que a atuação se dá apenas por alguma disfuncionalidade.

“Não temos meta de câmbio, temos meta de inflação”, disse o dirigente, quando questionado sobre o movimento de depreciação do real observado neste ano e que se intensificou recentemente, com o dólar encostando em R$ 5,30 nesta semana.

 Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária — Foto: Pedro França/Agência Senado
Gabriel Galípolo, diretor de Política Monetária — Foto: Pedro França/Agência Senado

Ao participar de uma palestra na cerimônia de abertura da final da Olimpíada Brasileira de Economia, em São Paulo, Galípolo avaliou que a reprecificação nos mercados globais gerada pela postergação da flexibilização monetária nos Estados Unidos foi um dos motivos para o fortalecimento do dólar.

O diretor de política monetária também reconheceu que o processo de desancoragem das expectativas de inflação, que se intensificou desde maio, coloca a autoridade em uma posição mais delicada para a gestão da política monetária à frente. “Não cabe ao BC explicar as razões. A nossa função é reagir, ainda que não se consiga estabelecer de maneira clara e objetiva os motivos.”



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo