Dicas

Mineira abre rede de cafeterias que vende cosméticos à base de café e fatura R$ 3,7 milhões | Franquias


Após se casar, em 2004, Vilela voltou para sua cidade-natal, Três Pontas (MG), com os diplomas de farmacêutica e bioquímica, e resolveu colocar o projeto empreendedor em prática. “Nós fizemos uma pesquisa com apoio de universidades, destrinchamos toda a composição química do café e vimos que o grãozinho cru, verde, antes da torra, é extremamente antioxidante”, explica. Assim, nasceu a Kapeh.

Para tornar o negócio viável, o plano de negócios foi desenvolvido prevendo a terceirização da produção em indústrias, com as fórmulas desenvolvidas pela empreendedora. O investimento inicial foi de cerca de R$ 300 mil – em valores da época. A empresa nasceu com uma linha de cinco produtos, incluindo hidratante e sabonetes em barra e líquido, e com vendas focadas em perfumarias, drogarias e spas selecionados. Em 2011, chegou a ter uma pequena loja na cidade, mas acabou apostando nas operações multimarca.

Em 2019, a primeira unidade, que daria sequência ao plano de expansão, com o modelo validado, foi aberta em Belo Horizonte. A pandemia, iniciada em 2020, acabou postergando os planos de expansão da Kapeh. Dessa forma, a rede começou a ganhar corpo em 2022.

“Em um primeiro momento, o café em forma de bebida é o que atrai as pessoas. Com o tempo, o faturamento dos cosméticos passa a crescer. Geralmente as lojas abrem com 70% cafeteria, 30% cosméticos, e com o tempo inverte para 60% cosméticos e 30% cafés”, diz Vilela. Hoje, há comidinhas nas unidades, como pães de queijo, paninis e croissants – todos servidos com uma manteiga de café.

Ao longo de sua trajetória à frente da Kapeh, Vilela consquistou reconhecimentos nacionais e internacionais pela iniciativa de levar o café para outras searas. Alguns troféus na estante da empreendedora são o Empretec Women in Business Award, promovido pela ONU, o Young Global Leader (YGL), pelo World Economic Forum, e o Rising Talent (Talento em Ascensão, pelo Women’s Forum for The Economy & Society,

A Kapeh trabalha com três modelos de franquia: quiosque, que demanda um investimento inicial a partir de R$ 177,9 mil; loja compacta com to go, que custa a partir de R$ 298,9 mil; e loja premium, a partir de R$ 359 mil. Hoje, das 14 lojas abertas, são 11 premium ou compacta, e três quiosques.



PEGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo