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Londrina teve o maior crescimento de franquias entre as cidades brasileiras no 1º semestre de 2023, diz ABF | Franquias


Londrina (PR) e Sorocaba (SP) foram as cidades que mais cresceram proporcionalmente em quantidade de franquias instaladas no primeiro semestre de 2023, de acordo com um levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), nesta quinta-feira (27/10), durante a ABF Con 2023, que acontece na Ilha de Comandatuba, em Una (BA). O estudo analisou as 30 maiores cidades do Brasil em número de franquias, sendo 14 não-capitais.

Dentro da base analisada, as não-capitais foram as que mais cresceram proporcionalmente (9%). As capitais ainda representam um crescimento absoluto mais significativo, sobretudo São Paulo, mas cresceram menos proporcionalmente (5%). A entidade atribui esse resultado a dois principais fatores: o crescimento do agronegócio e a retomada do turismo.

Londrina registrou a maior alta (15,7%), passando de 971 unidades de franquia no primeiro semestre do ano passado para 1.124 neste levantamento. No ano passado, a rede ocupava a 26ª posição no mesmo ranking e Manaus liderava. As duas cidades trocaram de lugar na lista. Veja a tabela completa abaixo:

Ranking crescimento de unidades franqueadas em cidades 1º semestre de 2023

2023 2022 Cidade Primeiro semestre 2022 Primeiro semestre 2023 Variação %
1 26 Londrina 971 1124 15,7%
2 27 Sorocaba 990 1.098 10,9%
3 13 Belem 1.339 1.467 9,6%
4 12 Brasília 4.224 4.625 9,5%
5 6 Curitiba 3.913 4.263 9,0%
6 24 Campinas 2.407 2.617 8,7%
7 2 Cuiabá 1.106 1.199 8,4%
8 28 Fortaleza 2.127 2.295 7,9%
9 20 Ribeirão Preto 1.307 1.406 7,6%
10 5 Santo André 1.303 1.401 7,6%
11 17 Niterói 1.156 1.242 7,4%
12 30 João Pessoa 978 1.050 7,4%
13 29 Maceió 994 1.061 -6,8%
14 14 São Paulo 19.898 21.205 6,6%
15 15 Recife 2.253 2.400 6,5%0
16 4 São José do Rio Preto 1.363 1.449 6,4%
17 25 São Luís 1.249 1.326 6,1%
18 18 Guarulhos 1.447 1.523 5,3%
19 16 Goiânia 2.461 2.587 5,1%
20 10 Jundiai 1.002 1.053 5,1%
21 11 São Bernardo do Campo 1.264 1.323 4,7%
22 23 Uberlândia 1.107 1.157 4,5%
23 22 Rio de Janeiro 9.848 10.273 4,3%
24 19 São José dos Campos 1.242 1.284 3,4%
25 7 Florianópolis 1.289 1.326 2,9%
26 1 Manaus 1.629 1.667 2,4%
27 8 Salvador 2.672 2.657 -0,5%
28 9 Campo Grande 1.204 1.192 -1,1%
29 21 Porto Alegre 2.562 2.524 -1,5%
30 3 Belo Horizonte 4.497 4.399 -2.2%

Tom Moreira Leite, presidente da ABF, explica que as altas observadas no ano passado (Manaus registrou um avanço de 35,1%) eram reflexo de um crescimento sobre uma base fraca, uma vez que as redes ainda sofriam os impactos da pandemia no começo de 2021. Já sobre a rotatividade do ranking, ele pontua que observou uma influência significativa da expansão de redes regionais.

“Algumas marcas nascem e se fortalecem em determinados municípios”, diz, comentando sobre o desempenho de Londrina. “Existe, sem dúvida, o impacto de marcas baseadas nos municípios do Paraná. O Sul, de maneira geral, tem sido um celeiro de novas redes, com um crescimento interessante”, diz.

A entidade explica que Londrina se destaca pelo papel econômico que desempenha no estado: a cidade tem mais de 500 mil habitantes, com força no agronegócio e setor industrial. O Paraná, como um todo, teve o sexto maior faturamento do setor de franquias no primeiro semestre, alcançando R$ 7,3 bilhões, 18% acima do mesmo período do ano passado.

Maiores faturamentos das franquias por estado – 1º sem 2023

ESTADOS 1 SEM 2022 1 SEM 2023 VARIAÇÃO %
1 GOIÁS R$ 2.476.534.321,90 R$ 9.164.107.159,48 28%
2 MINAS GERAIS R$ 7.161.352.331,98 R$ 9.164.107.159, 48 28%
3 BAHIA R$ 3.016.540.422,71 R$ 3.849.836.827,34 28%
4 ESPÍRITO SANTO R$ 1.526.993.016,35 R$ 1.941.603.620,27 27%
5 TOCANTINS R$ 534.057.043,29 R$ 645.887.863,34 21%
6 PARANÁ R$ 6.241.614.890,90 R$ 7.383.532.999,83 18%
7 SÃO PAULO R$ 30.643.755.686,70 R$ 35.944.115.460,81 17%
8 RIO DE JANEIRO R$ 8.857.400.675,21 R$ 10.370.340.195,81 17%
9 CEARÁ R$ 1.870.363.789,16 R$ 2.176.613.577,61 16%
10 RIO GRANDE DO SUL R$ 5.162.793.104,56 R$ 5.922.000.133,73 15%

Adriana Auriemo, vice-presidente da associação, destacou que o avanço da tecnologia nas relações de franquia, da seleção ao suporte, fomentou o franchising em cidades do interior. “Contribuiu para o desenvolvimento de todo o sistema, incluindo a parte de abastecimento e de fornecedores. Esse crescimento de fornecedores aptos a atender praças menores é essencial”, diz.

A entidade fez um recorte sobre os modelos de negócios que mais cresceram nas 30 cidades pesquisadas e os segmentos com maior ritmo de aceleração. Os números são proporcionais. Ou seja, as unidades tradicionais ainda representam um universo maior em números absolutos. Confira:

  • Unidades móveis (bikes, food trucks, negócios para eventos, entre outros) – 15%
  • Lojas tradicionais – 8%
  • Quiosques – 7%
  • Home based – 3%

Alguns exemplos das marcas que se destacaram para o crescimento das unidades móveis, segundo a ABF, foram Coxinha no Pote, Dry Wash, Isocred, Pizza Crek, Puro Açaí e TFlow.

Confira as áreas que puxaram o crescimento de unidades no país segundo a ABF:

  • Entretenimento e Lazer – 32%
  • Casa e Construção – 14%
  • Alimentação – 13%
  • Saúde, Beleza e Bem-Estar – 13%
  • Limpeza e Conservação – 8%

Algumas das marcas mencionadas como exemplo pela entidade foram Criamigos, Studio Games, Planeta Imaginário, Escape60, Casa Lúdica, Rally Kids, Voilà Realizações. “Uma das razões para o avanço do segmento de Entretenimento e Lazer é a tendência de shopping centers, que impulsiona o varejo para entretenimento. A indústria vem revisando seu mix e portfólio de marcas e ofertas para o cliente final”, diz Leite.

Atualmente, são 189 mil unidades franqueadas em operação em 62% dos municípios brasileiros. O presidente da ABF reforçou que a entidade espera uma evolução entre 9,5% e 12% no faturamento do setor neste ano. “Dado o primeiro semestre positivo, acredito que poderemos alcançar o limite superior dessa faixa. Projetamos R$ 236,7 bilhões para a indústria de franquias no Brasil”, afirma.



PEGN

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