Dicas

‘Laundry office’: franquia de lavanderias autônomas fatura com espaço para cliente trabalhar no local | Franquias


Uma lavanderia autônoma, com espaço de convivência e de “laundry office”: essa é a proposta da rede de franquias Aquamagic, fundada pelo casal Diego Ventura, 39 anos, e Carleise Gambini, 34, em Itajaí (SC), em 2020. Hoje, a rede tem 85 unidades em operação em 21 estados, mais o Distrito Federal, e fechou 2023 com um faturamento de R$ 2,5 milhões. A previsão para este ano é chegar a 250 lojas, com uma receita de R$ 20 milhões.

O casal conta que sempre quis empreender e que o período da pandemia, com o home office forçado e mais tempo para refletir, foi crucial para tirar o sonho do papel. Gambini atuava como assistente na Promotoria de Justiça no Ministério Público de Santa Catarina, e Ventura trabalhava na área de comércio exterior.

Eles tiveram a ideia depois de perceber a tendência dos imóveis cada vez menores e a consequente busca por serviços de conveniência. “Tínhamos um conceito muito claro na nossa mente quando desenvolvemos a marca, que é o que a pessoa faz enquanto lava a roupa. O ‘enquanto’. Colocamos o ‘laundry office’ desde o começo, para que o cliente trabalhe, estude, leia ou interaja. Disponibilizamos livros e incentivamos a troca no espaço”, comenta Ventura.

Gambini diz que o propósito é proporcionar ao consumidor uma maneira de focar em outras coisas enquanto a roupa é limpa. “Já vimos pessoas dando aulas, corrigindo provas, fazendo reuniões”, afirma a empreendedora.

Lavanderias da Aquamagic oferecem espaço para cliente fazer "laundry office" — Foto: Johnny Roedel
Lavanderias da Aquamagic oferecem espaço para cliente fazer “laundry office” — Foto: Johnny Roedel

A permanência média no espaço, que é integrado à lavanderia, é de uma hora e meia. O preço do serviço é de R$ 15 por um ciclo de lavagem de um cesto, que comporta entre 20 e 25 peças de roupas, e mais R$ 15 por um ciclo de secagem. “Algumas pessoas, que deixam acumular mais roupa para lavar tudo de uma vez, chegam a passar a manhã toda lá”, diz Gambini.

O espaço para trabalho, bem como o wi-fi, são gratuitos. Mas os empreendedores dizem que a comodidade ajuda a divulgar a marca nas praças.

Segundo eles, ainda não foi necessário lidar com clientes que queiram usufruir do laundry office sem utilizar o serviço de lavagem de roupas. Como o negócio é autônomo, o franqueado acompanha movimentações suspeitas pelas câmeras e pode entrar em contato com a loja para falar com os clientes, se for o caso.

Espaço interno da Aquamagic — Foto: Johnny Roedel
Espaço interno da Aquamagic — Foto: Johnny Roedel

A primeira loja própria da Aquamagic demandou um investimento de R$ 150 mil dos empreendedores e foi aberta em 2020. No ano seguinte, eles trabalharam na formatação do negócio para franquia. A primeira unidade franqueada abriu as portas em Santa Maria (RS) em maio de 2022. Naquele ano foram inauguradas oito lojas. No ano passado, foram abertas 70 das 85 unidades existentes.

Franquias que funcionam sozinhas

As franquias autônomas se tornaram tendência nos últimos anos. Algumas redes chegaram a crescer 650% em número de unidades, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), com o modelo. Diversas marcas de lavanderias seguiram essa onda, como a tradicional 5àSec, que colocou no mercado a Lava Pop, e a Omo, que também apostou no formato. Novas redes, como Lavô, Maria Lavadeira e eLav, despontaram.

Quanto custa uma franquia da Aquamagic?

O investimento inicial para ser um franqueado da Aquamagic é a partir de R$ 180 mil, o que inclui a taxa de franquia e a compra do maquinário. O valor não inclui eventuais reformas no espaço. O prazo de retorno é estimado em até 30 meses.



PEGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo