Câmbio

Jolts: Vagas em aberto nos EUA têm leve alta, em linha com o esperado. Saiba como afeta os juros | Investimento no Exterior


As vagas em aberto subiram para 8,8 milhões em fevereiro, ao contrário do que foi publicado anteriormente. Segue abaixo o texto corrigido:

O números de vagas de trabalho em aberto no mercado de trabalho dos Estados Unidos subiu em fevereiro, atingindo 8,8 milhões. Em janeiro, as vagas em aberto estavam em 8,7 milhões, conforme a última revisão do dado. O número é medido pelo relatório Job Openings and Labor Turnover Survey, também conhecido como “Jolts” (que em tradução livre significa “pesquisa de ofertas de emprego e desligamento de funcionários”). O indicador foi divulgado na manhã desta terça (2) pelo Escritório de Estatísticas Trabalhistas (BLS, na sigla em inglês).

O número veio praticamente em linha com a expectativa dos analistas, que apontava para 8,775 milhões de vagas em aberto.

Para os analistas do Goldman Sachs, a projeção era de queda maior, para 8,65 milhões de vagas em aberto no mês de fevereiro, refletindo a retração nas postagens de empregos online.

O número de vagas em aberto na economia americana atualmente já é bem menor do que as 12,2 milhões de vagas na máxima registrada da série, em março de 2022.

Contratações e desligamentos

Em fevereiro, o número de contratações e o total de desligamentos no mercado de trabalho dos EUA ficaram quase de lado em relação a janeiro, em 5,8 milhões e 5,6 milhões, respectivamente.

No mês anterior, o mercado havia registrado 5,7 milhões de contratações, conforme os dados revisados, e 5,4 milhões de desligamentos.

Como isso impacta os juros?

O resultado do Jolts mostrou que o mercado de trabalho americano segue forte, o que tende a impactar negativamente a bolsa e manter os juros em patamares elevados.

Embora pareça contraditório dizer que dados fortes de emprego tenha um lado ruim, na atual conjuntura, é isso que tem acontecido nos EUA. Quando o mercado de trabalho está aquecido, significa que existe demanda de mão de obra por parte das empresas. E se as empresas estão buscando trabalhadores, elas tendem a aumentar o salário nominal para atrair esses novos funcionários.

O resultado disso é mais inflação, que é exatamente o que o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) quer conter. E o principal instrumento usado para conter a alta dos preços é a elevação dos juros.

Como bem se sabe, os juros estão em patamares recordes nos EUA justamente para tentar controlar a inflação. Portanto, com o mercado de trabalho aquecido, é possível esperar que os juros sigam em patamares elevados por mais tempo.

Mercado de trabalho emprego desemprego EUA — Foto: Getty Images
Mercado de trabalho emprego desemprego EUA — Foto: Getty Images



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo