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Investimento em inteligência artificial gera reforço na cultura do banco, diz Nubank | Serviços Financeiros


O impacto de sistemas de inteligência artificial (IA) no ecossistema financeiro pode ser medido por várias réguas. Olhando para os números, o uso dessas ferramentas fez com que, em um ano, 5 milhões de pessoas tivessem aprovado o acesso à primeira linha de crédito no Nubank.

Nessa concessão de crédito, a IA também tem sido usada para praticar taxas de juros que destacam o banco no mercado. Mas, para além dos números, o que o investimento em inteligência artificial tem permitido é amplificar a cultura do banco, segundo Victor Oliver, diretor de tecnologia do Nubank.

“Os grandes modelos de linguagem são usados em várias frentes para entender as intenções do cliente, permitir a customização dos serviços e apoiar a tomada de decisão dos usuários. Mas, cada vez mais, a IA é usada para amplificar valores e a cultura da empresa, que é o que os clientes buscam das organizações que estão presentes em seu dia a dia“, disse o executivo durante o Web Summit Rio, um dos maiores eventos globais de inovação que acontece na capital fluminense.

Dentro da infraestrutura do banco que tem 90 milhões de clientes, Oliver vê o emprego da IA como fator decisivo para “lutar contra o envelhecimento da instituição” e o acirramento da concorrência.

“Oferecer um custo nos serviços 85% menor do que os bancos incumbentes e colocar uma agência bancária no bolso de todo mundo não é suficiente. A vida financeira ainda não é otimizada e a revolução que a IA traz nos desafia oferecer orientação e suporte ágil e personalizado. Essa é uma jornada ainda mais longa.”

Os ganhos da IA dentro do banco também se dão no combate a fraudes. Seis bilhões de eventos são analisados por mês para avaliar se aquele comportamento do usuário representa um risco.

“Conseguimos resolver a maior parte dos casos sem interação humana e com mais qualidade em larga escala”, cita Oliver.

O executivo ainda pontuou os impactos da tecnologia para adequação e melhorias em produtos já existentes, como no caso do alerta de cheque especial, e no envio de notificações de dinheiro parado em conta.

“Essas entregas só funcionam com base em dados, tecnologia, design e muito teste e protocolos. Mas são essenciais pra reduzirmos a ansiedade envolvida nos serviços bancários. Esse relacionamento se torna ainda mais decisivo em meio à transformação que o setor está vivendo agora com o open finance“, finalizou.

Nubank open finance — Foto: Divulgação
Nubank open finance — Foto: Divulgação



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