Câmbio

Indicadores de inflação no Brasil e de emprego nos EUA encerram a semana | Bolsas e índices


Uma semana cheia de dados do mercado de trabalho norte-americano não poderia deixar de ser encerrada com… Mais indicadores de emprego nos Estados Unidos! A sexta-feira é marcada pelo “payroll”, que será divulgado às 9h30. Por aqui, o ponto alto do dia é o indicador inflacionário IGP-DI, que será divulgado pela FGV às 8h.

Após os Estados Unidos anunciarem vários indicadores de emprego ao longo da semana, o “payroll” pode realmente dar o tom do mercado nos próximos dias. O indicador, para quem não conhece, apresenta a folha de pagamentos não-agrícola norte-americana. Portanto, ele mede, excluindo o setor primário, quantas pessoas estão empregadas e recebendo salário nos EUA.

Ao longo dos últimos dias, o país recebeu mensagens mistas dos indicadores de emprego. Tudo começou com o relatório “Job Openings and Labor Turnover Survey” (Jolts), uma espécie de “Caged” norte-americano. Na última terça-feira (3), ele mostrou que o número de vagas em aberto subiu para 9,6 milhões em agosto, bem acima do esperado pelo mercado, que previa 8,8 milhões.

Com isso, o a rali dos títulos públicos norte-americanos (também chamados de “tresuries”) ganhou tração, o que penalizou os ativos de países emergentes.

A ideia de que dados fortes de emprego são uma má notícia parece confusa. No entanto, neste momento, é isso que tem acontecido nos EUA. Quando o mercado de trabalho está aquecido, significa que existe demanda de mão de obra por parte das empresas. E se as empresas estão buscando trabalhadores, elas tendem a aumentar o salário nominal para atrair esses novos funcionários. O resultado disso é mais inflação, justamente o que o Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) quer conter.

E a conteção disso seria por meio de um aumento da taxa de juros. Com essa perspectiva no radar, investidores imaginam que os juros americanos ficarão ainda maiores por mais tempo e, com isso, os “tresuries” rendem mais. O resultado é uma “fuga” dos investidores de países mais arriscados para a segurança dos títulos soberanos dos EUA.

Na quarta-feira (4), porém, a pesquisa Automatic Data Processing (ADP), em parceria com o Stanford Lab, mostrou que o setor privado dos EUA criou 89 mil vagas de trabalho em setembro. O número ficou bem abaixo das 177 mil vagas registradas em agosto e também da expectativa dos economistas, que esperavam uma criação de 160 mil novas vagas.

Agora, os investidores aguardam o “payroll” para tirar essa prova real. Um resultado forte tende a causar mais uma onda de estresse, reforçando as apostas em mais alta do juro. E a bolsa brasileira, portanto, pode ser penalizada e o dólar subir. Se o payroll desacelerar, pode ser que haja um alívio no mercado por aqui.

No cenário interno, o ponto alto do dia é o IGP-DI. Em agosto, o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) surpreendeu positivamente ao vir menor do que o esperado. No mês, o índice registrou uma inflação de 0,05%, segundo oInstituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre). O dado, portanto, deu força à tese de que o Banco Central pode continuar (e até mesmo acelerar) a queda da Selic, uma vez que a inflação está cedendo.

Agora, os investidores aguardam o dado de setembro, que será divulgado às 8h, para saber se essa tese se confirma.

  • A operadora logística Localfrio se prepara para entrar em um novo ciclo, no entanto, ainda carrega pendências do passado. A empresa, que passa a se chamar Movecta, pretende acelerar a diversificação dos negócios e planeja fazer aquisições para reforçar sua estrutura de transportes e armazenagem. Ao mesmo tempo, a companhia ainda busca uma solução definitiva para seu terminal no Porto de Santos (SP), cujo contrato venceu em 2016 e que é operado desde então através de liminares judiciais — situação que o poder público tenta reverter para relicitar a área.
  • As incertezas que a nova política de preços da Petrobras trazem podem, no limite, afetar refinarias, distribuidoras de combustíveis, produtoras de açúcar e etanol e companhias de transporte, diz a Moody’s. Os analistas liderados por Carolina Chimenti escrevem que o cenário-base é que a companhia não vai divergir materialmente dos preços de importação da gasolina e diesel, evitando grandes distorções no mercado interno.
  • Calvyn Gardner, 61 anos, cidadão britânico residente no Brasil, com formação em engenharia elétrica na principal universidade de Joanesburgo, África do Sul, informa, por meio de advogados, que busca “a restituição dos seus direitos” ao abrir várias ações contra sua ex-mulher Ana Cabral, cotista majoritária no fundo A10, que é detentor de 43,6% do capital da Sigma Lithium.

Contém informações do Valor PRO, serviço de notícias em tempo real do Valor Econômico

brasil eua — Foto: Getty Images
brasil eua — Foto: Getty Images



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo