Câmbio

IBC-Br, a ‘prévia do PIB’, sobe 0,4%. O que isso significa para o meu bolso? | Brasil e Política


O indicador ficou em linha das expectativas do mercado. A mediana das estimativas de 19 instituições financeiras e consultorias ouvidas pelo Valor Data, o Índice de Atividade Econômica do Banco Central apontava justamente para um avanço de 0,40% em fevereiro.

Em 12 meses, o indicador apresentou avanço de 2,34%. Em relação ao mesmo período do ano passado, por sua vez, houve alta de 2,59%. Devido às constantes revisões, o indicador acumulado em 12 meses é mais estável do que a medição mensal. No ano, até fevereiro, a alta foi de 2,95%.

Por fim, na média móvel trimestral, usada para captar tendências, o IBC-Br teve alta de 0,54% em relação aos três meses encerrados em janeiro.

E o que o IBC-Br significa para o meu bolso?

O IBC-Br é importante porque mostra como está a atividade econômica do país. O indicador ainda traz pistas sobre o quanto há de pressão inflacionária no cenário atual. Ou seja, uma atividade econômica forte significa que mais pessoas estão trabalhando e, consequentemente, ganhando e gastando dinheiro. Portanto, uma economia pujante tende a vir acompanhada também de mais inflação.

No momento atual, o país passa por um ciclo de corte da Selic, que foi iniciado em agosto do ano passado após a inflação dar sinais de arrefecimento. As quedas desde então têm sido de 0,5 ponto percentual a cada reunião do Copom.



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo