Câmbio

Governo vai propor mercado secundário de títulos imobiliários para alavancar crédito | Brasil e Política


O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o governo lançará nas próximas semanas uma medida para alavancar o mercado secundário de títulos imobiliários e abrir espaço no balanço dos bancos.

“Há um descasamento no Brasil em relação aos índices de reajuste das prestações e o que o mercado de longo prazo exige do ponto de vista de recebível. Pessoal lida melhor com IPCA [Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo] do que outra coisa, e a questão da TR [Taxa Referencial, que é a taxa de juros de referência], que indexa as prestações do mercado imobiliário”, falou o ministro.

Ministro da Fazenda, Fernando Haddad — Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad — Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Segundo o ministro, a intenção do governo é criar um mecanismo de “equalização” entre os indexadores. “A Caixa Econômica Federal tem uma carteira de crédito que está no balanço dela, limitando a capacidade de empréstimo”, exemplificou o ministro, sem dar muitos detalhes. Ele participou de um evento do Bradesco.

O banco, disse o ministro, poderia “transferir essa carteira para alguém que poderia empacotar de outra maneira e eventualmente vender, colocar em mercado”. Ainda segundo Haddad, todo mundo teria de “ceder”, “fazer uma conta para viabilizar a abertura do balanço dos bancos para novas operações”.

“Se conseguirmos induzir esse processo e simultaneamente termos ambiente macroeconômico mais positivo, com taxas de juros mais civilizadas, inflação controlada, entendemos que podemos alavancar o crédito imobiliário no Brasil, que é muito baixo”, afirmou.

O crédito imobiliário no Brasil, disse o ministro, “é muito baixo quando comparamos com países médios, os pares”. A discussão, disse o ministro, foi feita com a Caixa, Banco do Brasil e Banco Central, bem como com representantes privados.

Conteúdo publicado no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico.



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo