Câmbio

Galípolo reforça que ‘barra’ para mudar ritmo de cortes da Selic é alta | Moedas e Juros


“Quando foi dito por vários diretores que a barra é alta para mudar o ritmo, vale para todos os lados, para cima e para baixo”, disse na “LiveBC”, transmissão semanal da autoridade monetária no Youtube sobre política monetária.

Segundo ele, houve “divergências de interpretação” sobre sua fala em um evento pela manhã. “É uma ótima oportunidade de esclarecer, de manhã falei em outro evento e aí tiveram divergências sobre a interpretação do que eu disse ali. No fim do dia a meta que o BC persegue é uma meta de inflação”, afirmou.

“A todo momento estamos dizendo que estamos absolutamente ‘data dependent’, estamos analisando os dados reunião a reunião para ver como a economia reage para poder ajustar a nossa política em função dos dados que vão chegando. Hoje a informação que nós temos é que vamos acompanhar os desdobramentos do conflito [no Oriente Médio] do ponto de vista dos preços dos ativos e analisar”, complementou.

O diretor destacou que a comunicação de política monetária segue a mesma e disse que o Comitê de Política Monetária (Copom) entende que o passo de corte de 0,50 ponto percentual por enquanto tem sido – e enfatizou que a expressão está no passado – um ritmo que permite ajustar o nível de contração da política monetária e “ganhar tempo para observar a reação que a economia vai ter em função desses cortes”.

Além disso, Galípolo afirmou que o colegiado está “analisando permanecer com ele [ritmo de 0,50 ponto]”.

Conteúdo publicado no Valor PRO, serviço de informação em tempo real do Valor Econômico.



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo