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Fundador de O Boticário revela por que nunca pensou em IPO: ‘Medo de perder a essência’ | Negócios


Com 46 anos de história, o Grupo Boticário tem mais de quatro mil lojas — sendo grande parte franquias —, mais de 1 milhão de revendedoras de venda direta, presença internacional, estratégia omnichannel e mais de 15 mil colaboradores diretos – são 46 mil, se considerar as unidades franqueadas. Até hoje, no entanto, a empresa segue majoritariamente sob controle familiar. E abertura de capital não é algo que esteja nos planos em curto ou médio prazo, afirma Artur Grynbaum, acionista e vice-presidente do conselho de administração do grupo.

“Não tem certo ou errado, depende muito do propósito [de quem abre capital]. Quando temos dúvidas recorremos ao nosso propósito ou nossas essências. A pergunta sempre é ‘por que faríamos um IPO?’”, disse o executivo, durante o Latam Retail Show, evento de varejo que acontece em São Paulo até esta quinta-feira (21/9).

O fundador de O Boticário, Miguel Krigsner, que atualmente é presidente do conselho, é ainda mais enfático: “Vemos como grandes organizações vão perdendo suas essências à medida que abrem capital. Temos muito medo de perder aquilo que foi criado com muita dedicação e muito amor”, diz.

Grynbaum pontuou que, no momento, a empresa não precisaria recorrer ao recurso para aumentar a própria capacidade de investimento. “Aquela história: ’vai lá e monetiza um pouco’. Não é aí que botamos valor”, diz.

De acordo com ele, a empresa passou a ser procurada por fundos internacionais ainda no fim dos anos 1990, mas nunca considerou a hipótese, por não enxergar uma razão concreta para a abertura de capital. “Embora eu sempre brinque: quem trabalha com franquia já fez uma abertura de capital”, diz. Ele ainda comentou que “franquia é como uma academia: não adianta pagar e achar que vai ficar em forma. Tem que colocar o investimento e suar para ter resultado.”

Ao longo do painel, Grynbaum falou sobre os últimos movimentos do grupo, que envolveram a aquisição de marcas como a Truss Professional e a Dr. Jones para adentrar o mercado profissional e o varejo multimarca, canais de venda em que a empresa ainda não tinha atuação. “A gente mexe nas coisas que estão ganhando, em time, formato. Nossa cabeça está voltada para o futuro. O tempo inteiro jogando o challenge para a frente”, diz.

Krigsner e Grynbaum, que são cunhados, contam que procuram sempre manter os “chapéus separados” na relação. Quando é para falar sobre negócios, eles priorizam o que pode trazer o bem para a empresa. Quando é uma ocasião familiar, eles são apenas cunhados – e melhores amigos.



PEGN

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