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Franquia de crédito e consórcio fundada no interior do Paraná abre lojas no exterior | Franquias


Com 365 unidades instaladas no Brasil, a rede de franquias de empréstimos e consórcios CotaFácil, fundada em Umuarama (PR), em 2015, iniciou a internacionalização de seus serviços no primeiro semestre. O foco é atender aos brasileiros que vivem fora do país e permitir que eles façam transações em real, como se estivessem no Brasil.

As primeiras duas unidades internacionais já estão funcionando nos Estados Unidos e no Japão. Até o final do ano, o objetivo é ter 25 unidades nos dois países. Também já há prospecções na Alemanha e em Portugal.

A internacionalização tem sido uma estratégia adotada pelas franquias brasileiras para crescer. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de empresas de franchising com operação em outros países subiu de 183 para 213 em 2022, um avanço de 16% em relação ao ano anterior.

“O produto é 100% digital, então hoje eu consigo aceitar contrato de empréstimo do outro lado do mundo. Quando me dei conta, isso abriu minha mente para trabalharmos fora do país e começamos a criar essas campanhas direcionadas nas redes sociais.”, explica o CEO e fundador da marca, Ismael Dias.

De acordo com ele, a lógica é ser uma empresa brasileira, tocada por franqueados brasileiros para clientes brasileiros, mas que ganham atualmente em outra moeda. Os principais produtos que têm sido comercializados pela CotaFácil no exterior são os que dão acesso à aquisição de bens no Brasil, seja para familiares que ficaram no país ou para o próprio cliente, que já está em vias de retornar.

As operações internacionais começaram há cerca de três meses e o público que adquire empréstimos, consignados e consórcios varia majoritariamente entre 25 e 60 anos. Outros perfis mapeados são o do aposentado que mora no exterior, mas pretende voltar ao Brasil ou presentear um parente que está aqui, e pessoas com menos de 25 anos, que saem do país para trabalhar. Neste último caso, a empresa oferece seguros, capital de giro e consignado, desde que o cliente tenha conta no Brasil. Dias afirma que somente na primeira semana de funcionamento, a franquia norte-americana transacionou R$ 6 milhões.

Em solo nacional, a rede projeta fechar o ano com 600 unidades comercializadas e chegar a 2025 com 1.300 lojas. O faturamento projetado para a rede neste ano é de R$ 260 milhões. O investimento para se tornar um franqueado é a partir de R$ 19.997 para o modelo home office, de R$ 34.997 para loja (com até cinco funcionários) e de R$ 199.997 para o formato prime (sem limite de funcionários). Essa última é a maior aposta de Dias para o exterior.



PEGN

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