Carreira

Educadora financeira lança livro sobre mulheres na Bolsa de Valores

Aline Soaper, vinda do Complexo do Alemão e atualmente com um faturamento anual de mais de R$5 milhões, coordena a edição do livro “Mulheres na Bolsa”. O livro conta com a colaboração de 25 mulheres, entre educadoras financeiras e investidoras.

A Participação Feminina na Bolsa de Valores

Em 2023, o número de mulheres investidoras na Bolsa de Valores alcançou 1,39 milhão. De acordo com os dados da B3 (B3AS3), a diferença na proporção de investidores do sexo feminino e masculino tem aumentado nos últimos três anos – uma queda contínua na participação feminina. Em termos absolutos, o número de mulheres investidoras representa 22,89% dos 6,103 milhões de pessoas físicas cadastradas na B3. Observando a tendência anterior, o percentual de mulheres na Bolsa era de 22,95% em 2022, 23,19% em 2021 e 26,24% em 2020.

O Lançamento do Livro “Mulheres na Bolsa”

No cenário de incentivo à participação feminina no mercado financeiro, a educadora financeira Aline Soaper acaba de lançar o livro “Mulheres na Bolsa”. A editora Conquista publicou a obra, que foi coordenada por Soaper e conta com a colaboração de 25 coautoras que atuam como educadoras financeiras e investidoras. O livro já se encontra disponível nas livrarias Travessa e outras, além das plataformas digitais Amazon e Edduz.

“Queremos demonstrar por meio desse livro que qualquer mulher tem a capacidade de aprender a investir e alcançar sua independência financeira. Não há necessidade de uma formação específica ou ser boa em matemática. Trata-se de uma habilidade adquirível, como praticar um esporte, cozinhar ou fazer qualquer outra coisa. Temos potencial para atingir 50% de representatividade nos próximos 10 anos, equivalente à nossa proporção na população brasileira. Estamos, enquanto educadoras financeiras, trabalhando para isso”, declara Aline Soaper.

A História de Aline Soaper e o Instituto Soaper

Aline, fundadora do Instituto Soaper, tem mais de 6 mil alunos em 20 países. Ela começou a empreender aos 17 anos no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, incentivada pelo pai que a auxiliou a adquirir uma máquina de carimbos. Hoje, fatura R$ 5 milhões por ano com uma escola de educação financeira online, inclusive com um programa focado na educação financeira para crianças.

Sobre Aline Soaper

Aline Soaper é fundadora do Instituto Soaper de Treinamentos de Desenvolvimento Profissional e Pessoal (Efinc) e possui uma formação em Direito, além de uma pós-graduação em Educação Financeira. A carioca atua há oito anos como educadora financeira, formando outros especialistas nesta área. Ela empreende desde os 17 anos, tendo sido proprietária de uma escola de Educação Infantil no Rio de Janeiro, onde atendia cerca de 150 alunos e gerenciava uma equipe de 45 pessoas. Reconhecendo a dificuldade dos pais em pagar as mensalidades devido aos problemas financeiros, Aline decidiu mudar de vida e se especializar em finanças pessoais. Iniciou sua atuação como educadora financeira em 2015, oferecendo consultas individuais, palestras, treinamentos e cursos para o público em geral. No final de 2018, criou o Efinc, que hoje forma educadores financeiros e consultores de negócios em todo o Brasil e no mundo. Atualmente, o Instituto Soaper tem mais de 6 mil alunos em mais de 20 países, levando a educação financeira para o mundo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo