Câmbio

Dia tem inflação nos EUA, decisão de juros na zona do euro e varejo no Brasil | Bolsas e índices


Depois dos dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos agitarem a quarta-feira (10), o dia seguinte tem… Mais dados! Inclusive inflacionários. Nesta quinta-feira (11) será divulgado o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) nos EUA. Além disso, o Banco Central Europeu divulga hoje sua decisão monetária. Apesar da expectativa ser de juros inalterados, os investidores esperam pistas sobre quando os cortes começarão. Por aqui, os dados de vendas do varejo atraem os holofotes.

Ontem (10), os dados de inflação no Brasil vieram positivos, com aumento de preços desacelerando e, inclusive, ficando abaixo do esperado pelo mercado. O que poderia ser uma alegria para os investidores, foi ofuscado pelos dados dos Estados Unidos. Por lá, o índice de preços ao consumidor (CPI) mostrou que a inflação segue alta, o que acendeu um alerta no mercado.

Isso porque, se a Selic cai, mas os juros americanos continuam altos, investidores preferem manter seu dinheiro aplicado nos Estados Unidos, especialmente em títulos do governo (considerados os mais seguros do mundo) ao invés de trazer para mercados e países mais arriscados.

Portanto, o dado inflacionário de hoje (o PPI, que será divulgado às 9h30 de Brasília) ganha ainda mais importância. Caso venha menor do que o esperado, ele pode trazer um certo alívio. No entanto, se ele corroborar o CPI mostrando mais força do que o previsto, o mau humor pode voltar a predominar.

Além dos Estados Unidos, hoje o mercado também fica de olho na Europa. A decisão monetária do Banco Central Europeu será divulgada às 9h15 de Brasília. É bem verdade que o mercado já dá como certa uma manutenção dos juros nos patamares atuais. No entanto, os mais otimistas esperam que o comunicado traga uma “preparação do terreno” para que cortes aconteçam em breve.

Recentemente, os dados preliminares da Eurostat (agência oficial de estatísticas da União Europeia) mostrou que o CPI da região ficou em 2,4% em março, abaixo dos 2,6% previsto pelos economistas. O índice mostrou uma desaceleração, o que pode indicar que a inflação já está voltando para os eixos na Europa, apesar de ainda estar distante da meta de 2% ao ano.

Por fim, a agenda local também tem dados importantes. Às 9h, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga as vendas do varejo em fevereiro. Segundo a mediana de 26 projeções de consultorias, gestoras e instituições financeiras coletadas pelo Valor Data, o indicador deve mostrar uma queda de 1,6% em fevereiro ante janeiro. As projeções vão de um recuo de 2% até uma alta de 0,3%.

Os números são importantes porque mostram o aquecimento da economia brasileira em um cenário de redução de juros e controle de inflação.

Cédulas do mundo — Foto: Getty Images
Cédulas do mundo — Foto: Getty Images



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo