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Clientes desafiam gigantes de fast food em relação ao tamanho das porções


REUTERS/Evgenia Novozhenina

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Um porta-voz do Burger King disse à Forbes que “as alegações são falsas”

O Burger King terá que responder no tribunal sobre alegações de que seus hambúrgueres Whopper são muito pequenos, isso depois de um juiz rejeitar os esforços da empresa para arquivar o caso.

Esse é o mais recente de inúmeros desafios semelhantes, que continuam a crescer à medida que clientes insatisfeitos reagem contra uma discrepância entre o que as lanchonetes realmente servem e os produtos sofisticados que elas anunciam.

As 10 maiores empresas do mundo em 2023



  • Mike Segar/Reuters

    1. JPMorgan Chase

    Origem: Estados Unidos
    Vendas: US$ 179,9 bilhões
    Lucro: US$ 41,8 bilhões
    Ativos sob gestão: US$ 3,7 trilhões
    Valor de mercado: US$ 399,5 bilhões


  • 2. Saudi Aramco

    Origem: Arábia Saudita
    Vendas: US$ 589,7 bilhões
    Lucro: US$ 156,3 bilhões
    Ativos sob gestão: US$ 653,8 bilhões
    Valor de mercado: US$ 2,05 trilhões


  • Reprodução/Forbes

    3. ICBC

    Origem: China
    Vendas: US$ 216,7 bilhões
    Lucro: US$ 52,4 bilhões
    Ativos sob gestão: US$ 6,1 trilhões
    Valor de mercado: US$ 203,1 bilhões


  • SOPA Images/Getty Images

    4. China Construction Bank

    Origem: China
    Vendas: US$ 203 bilhões
    Lucro: US$ 48,2 bilhões
    Ativos sob gestão: US$ 4,9 trilhões
    Valor de mercado: US$ 172,9 bilhões


  • S3studio/Getty Images

    5. Agricultural Bank of China

    Origem: China
    Vendas: US$ 186,1 bilhões
    Lucro: US$ 37,9 bilhões
    Ativos sob gestão: US$ 5,3 trilhões
    Valor de mercado: US$ 141,2 bilhões


  • Lucas Jackson/Reuters

    6. Bank of America

    Origem: Estados Unidos
    Vendas: US$ 133,8 bilhões
    Lucro: US$ 28,6 bilhões
    Ativos sob gestão: US$ 3,1 trilhões
    Valor de mercado: US$ 220,8 bilhões


  • Ligh tRocket/GettyImages

    7. Alphabet

    Origem: Estados Unidos
    Vendas: US$ 282,8 bilhões
    Lucro: US$ 58,5 bilhões
    Ativos sob gestão: US$ 369,4 bilhões
    Valor de mercado: US$ 1,3 trilhão


  • Getty Images

    8. ExxonMobil

    Origem: Estados Unidos
    Vendas: US$ 393,1 bilhões
    Lucro: US$ 61,6 bilhões
    Ativos sob gestão: US$ 369,3 bilhões
    Valor de mercado: US$ 439,3 bilhões


  • Gonzalo Fuentes/Reuters

    9. Microsoft

    Origem: Estados Unidos
    Vendas: US$ 207,5 bilhões
    Lucro: US$ 69 bilhões
    Ativos sob gestão: US$ 380 bilhões
    Valor de mercado: US$ 2,3 trilhões


  • Getty Images

    10. Apple

    Origem: Estados Unidos
    Vendas: US$ 385,1 bilhões
    Lucro: US$ 94,3 bilhões
    Ativos sob gestão: US$ 332,1 bilhões
    Valor de mercado: US$ 2,7 trilhões

Mike Segar/Reuters

1. JPMorgan Chase

Origem: Estados Unidos
Vendas: US$ 179,9 bilhões
Lucro: US$ 41,8 bilhões
Ativos sob gestão: US$ 3,7 trilhões
Valor de mercado: US$ 399,5 bilhões

O processo alega que a propaganda da empresa – incluindo um hambúrguer mais carnudo e ingredientes que “transbordam sobre o pão” – faz o Whopper parecer 35% maior e conter o dobro da quantidade de carne do que o lanche que os clientes realmente recebem.

O Burger King negou qualquer irregularidade e disse que os “consumidores razoáveis” não esperam que cada hambúrguer se pareça “exatamente com uma foto publicitária”.

O juiz distrital dos EUA, Roy Altman, que julga o caso, disse que não cabe ao tribunal decidir o que os consumidores norte-americanos consideram significativo, acrescentando que deveria caber a um júri “dizer-nos o que as pessoas razoáveis pensam”.

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A decisão de Altman permite que os clientes processem o Burger King pelo que alegam ser violação de contrato, enriquecimento sem causa – quando uma parte se beneficia às custas de outra – e declarações falsas e negligentes. No entanto, Altman rejeitou as reclamações dos clientes contra os anúncios online e televisivos do Burger King, afirmando que a empresa não tinha prometido que o hambúrguer teria um tamanho ou peso específico quando servido.

Um porta-voz do Burger King disse à Forbes que “as alegações são falsas” e que os hambúrgueres mostrados em seus anúncios são os mesmos hambúrgueres usados nos sanduíches Whopper que servem.

Problema para o setor

As lanchonetes de fast food têm enfrentado um número crescente de desafios jurídicos nos últimos anos devido à desconexão entre a publicidade e a realidade. Em julho, a Taco Bell foi processada por suas porções supostamente escassas, e tanto o McDonald’s quanto a Wendy’s estão enfrentando ações judiciais semelhantes às do Burger King.

Em 2016, a Subway resolveu um caso alegando que seus sanduíches Footlong nem sempre tinham trinta centímetros de comprimento e este ano ganhou uma ação contra uma mulher que alegou que seu atum não era realmente atum.

Não está claro se o caso chegará a julgamento – muitas vezes as empresas optam por resolver as reclamações fora do tribunal por vários motivos. Porém, o que se sabe é que os esforços anteriores para um acordo não tiveram sucesso, de acordo com a Reuters.





Forbes

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