Câmbio

Brasil teve queda maior de inflação com custo de atividade ‘muito menor’, diz Campos Neto | Brasil e Política


O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, afirmou há pouco, em audiência na Câmara, que o Brasil “teve uma queda maior” de inflação com um “custo de atividade muito menor” em relação a outros países.

“Temos dificuldade em ver outros países que fizeram esse processo com um custo tão baixo para a sociedade”, afirmou. Segundo ele, o país está com “desinflação acentuada”.

“A inflação que saiu recente, o IPCA-15, foi quase todo preço de gasolina”, comentou, enfatizando a queda em alimentos, bebidas e energia.

“A inflação no Brasil caiu bastante. A gente tem um efeito estatístico [em 12 meses] que faz a inflação voltar. Os núcleos seguem em queda, a inflação cheia caiu e voltou”, destacou.

“Em grande parte a gente vê um processo de inflação que está convergindo”, acrescentou.

Campos afirmou que as expectativas de inflação pararam de cair há um tempo, mas estão “em nível melhor”. “Foi uma decisão muito acertada manter a meta em 3%, ajudou o BC no processo”, elogiou.

O presidente do BC destacou que o último dado de crescimento trouxe melhora do consumo, “que vem da confiança do consumidor”. “O que mais explica a confiança do consumidor é a inflação. Se você acha que vai ter consumo sustentável com inflação alta, isso não acontece”, disse.

Ele afirmou, ainda, que economistas têm errado as previsões para a atividade econômica e têm sido mais pessimistas, o que o faz pensar em “algo estrutural”.

“O tema do crescimento potencial talvez seja revisado para cima [no mercado]”, pontuou. Campos ressaltou que a massa de renda real “começou a subir lentamente” e que “parte da melhoria de produtividade vem do agro”, mas está “vendo melhora”.

Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central do Brasil. — Foto: Ana Paula Paiva / Valor
Roberto Campos Neto, Presidente do Banco Central do Brasil. — Foto: Ana Paula Paiva / Valor



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo