Câmbio

Bolsas da Europa fecham semana em queda com piora de cenário para juros; Londres é exceção | Investimento no Exterior


Depois de operarem majoritariamente em alta no início da sessão desta sexta (12), os principais índices acionários do continente europeu encerraram o dia seguindo direções mistas, enquanto os investidores avaliavam dados positivos de atividade do Reino Unido e de inflação da Alemanha, que mostraram desaceleração.

Mas, numa semana marcada pela divulgação do índice de preços ao consumidor nos EUA e pela decisão sobre juros pelo Banco Central Europeu (BCE), pesaram mais os indicativos negativos para a economia global.

O produto interno bruto (PIB) do Reino Unido continuou crescendo de forma branda em fevereiro, subindo 0,1% na base mensal, contra 0,3% no mês anterior. Na leitura do mercado, isso pode fazer com que o Banco da Inglaterra (BoE) opte por reduzir os juros em breve para estimular a economia.

Na Alemanha, o índice de preços ao consumidor (CPI) subiu 2,2% na base anual em março, desacelerando dos 2,5% de fevereiro. Na base mensal, a alta foi 0,4%. Tanto o valor anual quanto o mensal vieram dentro das estimativas de economistas consultados pelo “The Wall Street Journal”.

Nesse contexto, o índice Stoxx 600 subiu 0,06%, a 504,85 pontos; o Dax de Frankfurt recuou 0,13% a 17.954,48; o FTSE da Bolsa de Londres, teve alta de 0,91% a 7.995,58 pontos; e o Cac 40, de Paris, recuou 0,16%, para 8.010,83.

Entre as empresas, o setor de mineração foi o destaque positivo no continente, com as ações da britânica Fresnillo subindo 5,10% e da Anglo American subindo 3,7%, impulsionando o FTSE de Londres.

A inflação americana medida pelo CPI veio bem mais forte que o esperado, quer dizer, sem qualquer sinal de resfriamento, o que arruinou o cenário que o mercado tinha para cortes de juros nos EUA em junho. Já o BCE decidiu pela manutenção da taxa de referência em 4%, dentro do esperado, mas com indicativo de um possível primeiro corte no meio do ano.

No fim, os índices sentiram mais a deterioração do ambiente para cortes nos EUA. Assim, o Dax caiu 1,35%, o FTSE subiu 1,07%, o Cac 40 caiu 0,63% e o Stoxx 600 caiu 0,26%.

Com informações do Valor PRO, serviço de tempo real do Valor Econômico.

bolsas europeias europa zona do euro  — Foto: Getty Images
bolsas europeias europa zona do euro — Foto: Getty Images



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo