Câmbio

Bolsas da Europa estendem quedas ao quinto pregão seguido com perspectiva de recessão | Investimento no Exterior


As bolsas europeias fecharam novamente em queda nesta quarta-feira (27) e agora acumulam cinco pregões seguidos de perdas. Investidores seguem temerosos com a perspectiva de recessão das principais economias do continente e a política monetária restritiva de bancos centrais de países desenvolvidos.

O índice Stoxx 600, que compila ações de 17 mercados europeus, fechou em baixa de 0,18%, a 446,91 pontos. Na bolsa de Frankfurt, o DAX recuou 0,25%, a 15.217,45 pontos, o índice londrino FTSE 100 caiu 0,43%, a 7.593,22 pontos, e o parisiense CAC 40 teve leve queda de 0,03%, a 7.871,79 pontos.

Michael Hewson, analista-chefe da CMC Markets, destaca que os mercados acionários globais deixaram o bom humor que caracterizou a maior parte de 2023, quando os investidores estavam confiantes que a inflação iria reduzir e os bancos centrais cortariam os juros rapidamente.

“Esse desfecho agora está em dúvida, dado o aumento acentuado que vimos nos preços da energia desde junho, e está caindo a ficha de que os juros podem ter que permanecer nos níveis atuais por muito mais tempo do que se pensava, com todas as consequências que isso pode ter para a renda disponível do consumidor e para os lucros das empresas nos próximos meses”, diz Hewson.

Se a alta do petróleo ameaça realimentar a inflação europeia, ações do setor de energia, por outro lado, aproveitam para desempenhar melhor que o restante do mercado. Em Londres, por exemplo, a BP fechou em alta de 1,43%, a alemã Siemens Energy avançou 2,27% e a francesa TotalEnergies valorizou 1,65%.

Junto da perspectiva de juros altos, uma possível recessão das economias europeias tem assombrado o mercado. Hoje, o grupo de pesquisa GfK divulgou previsão de que a confiança do consumidor da Alemanha – principal potência da zona do euro – vai recuar a -26,5 pontos em outubro.

O índice ainda está bem longe de suas mínimas do ano passado, mas vemos poucas evidências de alívio nesses dados em relação à queda da inflação e aos sinais de que as taxas de juros do Banco Central Europeu (BCE) atingiram seu pico. O GfK observa que “as chances de uma recuperação no sentimento do consumidor este ano provavelmente caíram para zero”. “Não somos tão pessimistas, mas a confiança teimosamente fraca do consumidor combina com as evidências de um crescimento ainda moderado nas vendas no varejo e nos gastos dos consumidores no segundo trimestre e no terceiro trimestre, apesar da redução da inflação”, diz Claus Vistesen, economista-chefe para zona do euro da Pantheon Macroeconomics.

Este conteúdo foi publicado pelo Valor PRO, serviço de tempo real do Valor Econômico.

bolsas europeias bolsa europa euro rublo moeda russa dólar — Foto: Getty Images
bolsas europeias bolsa europa euro rublo moeda russa dólar — Foto: Getty Images



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo