Câmbio

Ata do Copom, balanço da Petrobras (PETR4) e dados de serviços marcam o dia | Bolsas e índices


A agenda corporativa divide as atenções com a agenda de divulgações. Às 9h, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulga a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de março. Segundo mediana das 23 estimativas coletadas pelo Valor Data, o volume de serviços prestados no país deve ter crescido 0,2% em março ante fevereiro. O intervalo das projeções varia entre uma queda de 0,4% e avanço de 1,4%.

Os dados de atividade econômica ganham ainda mais importância agora. Isso porque eles servem para mostrar não só a temperatura da economia, mas o quanto isso pode trazer de pressão inflacionária, o que realmente tem preocupado o Banco Central (inclusive a ponto de diminuir os cortes da Selic).

Por falar na autoridade monetária, às 8h, o BC anuncia a ata da última reunião do Copom. Os investidores ficarão atentos sobre eventuais pistas a respeito da razão da dissidência, tendo em vista que a decisão ficou dividida. Cinco dos diretores votaram pelo corte mais brando, de 0,25 ponto percentual, enquanto quatro deles (todos indicados pelo atual governo) apoiaram a manutenção do corte de 0,5 ponto percentual. Além disso, o mercado fica atento aos sinais dos próximos passos para tentar se antecipar. Afinal, os cortes acabaram? Quantos mais terão? E, claro, do que dependem essas respostas? Por isso, as atenções devem se voltar para o documento.

Por fim, lá fora, os investidores acompanham o índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) dos Estados Unidos, que será divulgado às 9h30 de Brasília. É importante lembrar que, assim como no Brasil, o mercado busca pistas sobre os próximos passos do Federal Reserve (Fed, o banco central americano).



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo