Câmbio

Apesar de fraqueza do mercado de trabalho, EUA devem ter nova alta nos juros, segundo o Citi | Investimento no Exterior


Segundo ele, o payroll tornou mais provável que o Fed faça uma pausa na alta dos juros na reunião de setembro mas volte a elevar os juros em 0,25 ponto percentual para o intervalo de 5,50% e 5,75% em novembro.

“Os dados são consistentes com um “pouso suave”, em que os mercados de trabalho afrouxam suavemente e os salários e os preços abrandam. Mas ainda estamos céticos de que o mercado de trabalho ainda bastante aquecido vai permitir que os salários desacelerem para níveis compatíveis com inflação de 2%”, afirma.

O economista explica que a alta do desemprego – de 3,5% para 3,8% – foi uma consequência do aumento da participação na força de trabalho que, pela primeira vez desde março, subiu de 62,6% para 62,8%. Segundo ele, contudo, os dados mostram que o mercado de trabalho está voltando a normalidade de oferta e demanda depois dos desequilíbrios vistos na reabertura depois da pandemia de covid.

“Apesar de alguns sinais de que o mercado de trabalho está mais flexível, pensamos que o Fed vai querer manter os juros mais altos durante mais tempo, uma vez que o crescimento da economia e os mercados de trabalho se revelaram mais resilientes do que o esperado, apontando para riscos ascendentes para a inflação”, afirma.

Este conteúdo foi publicado pelo Valor PRO, serviço de tempo real do Valor Econômico.



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo