Câmbio

Ação da Casas Bahia (BHIA3) sobe na esperança de que ‘o pior já passou’ | Empresas


A ação do Grupo Casas Bahia opera em alta no pregão desta quinta (9), em reação ao balanço do primeiro trimestre deste ano, reportado na noite de ontem pela varejista. Perto das 12h15, o papel subia 2,87%, a R$ 7,16. E não é que esteja tudo bem no retrato financeiro da companhia, mas a mensagem principal captada por analistas é de que o pior provavelmente já ficou para trás.

LEIA TAMBÉM
Após recuperação extrajudicial, Casas Bahia reporta prejuízo menor. Como ficam as ações?
Recuperação extrajudicial das Casas Bahia: o que é isso e como mexe com as ações?

Em 2023, os resultados da empresa sofreram uma deterioração relevante, conforme a varejista enfrentava dificuldades em recuperar as receitas e seu endividamento subia, o que elevou os patamares de alavancagem (a relação entre a dívida e os ganhos da empresa). Por isso, a única saída para Casas Bahia foi o aumento de capital em setembro.

Mas, ao se capitalizar num momento crítico para o setor, de juros altos e consumo pressionado, as ações foram ainda mais penalizadas.

Desde então, investidores se preocupavam com os rumos para o Grupo Casas Bahia, principalmente em se a companhia conseguiria reduzir o impacto do cenário macroeconômico a tempo.

Neste ponto, chegam os resultados do primeiro trimestre deste ano, que, como o Valor Investe mostrou mais cedo, não vieram tão ruins assim quanto o mercado esperava.

Como um “olhar para o passado” da empresa, que adotou um processo de recuperação extrajudicial como meio para sair do sufoco, os números deste começo de ano foram bem recebidos por analistas. Mostram que a situação não está tão ruim quanto vinha no ano passado, uma vez que a empresa reduziu seu prejuízo líquido em 12% no primeiro trimestre contra o mesmo período para o ano passado.

O pouco diante do nada é muito. E, para o Grupo Casas Bahia, reduzir o prejuízo já é melhor porque inverte a tendência anterior de perdas cada trimestre maiores.

Muitas incertezas ainda pairam sobre o futuro da companhia, por isso ninguém se permite (ainda) ser otimista demais com o papel. Mas, por ora, o mercado vê espaço para alguma correção no valor do Grupo Casas Bahia, como se vê na bolsa hoje.

porquinho boia recuperação seguro — Foto: Getty Images
porquinho boia recuperação seguro — Foto: Getty Images



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo