Dicas

4 perfis de empreendedores interessados em franquias no Brasil | Franquias


O franchising é uma das opções buscadas pelos empreendedores para abrir um negócio próprio, com uma marca já conhecida e um modelo de negócio já desenhado. Para tentar desvendar o perfil das pessoas que optam por esse caminho para empreender, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) realizou um estudo com 550 pessoas que estiveram na ABF Franchising Expo 2022. Uma prévia foi divulgada no evento deste ano, no último mês de junho, e os resultados completos foram divulgados em primeira mão a PEGN.

A partir das entrevistas realizadas com os visitantes do evento e usuários cadastrados no Portal do Franchising, a ABF chegou a quatro perfis de potenciais franqueados:

  • Empreendedor Iniciante (39%)
  • Empreendedor Profissional (29%)
  • Potencial Empreendedor (16%)
  • Empreendedor Investidor (15%)

“O estudo possibilita às empresas franqueadoras aprofundarem o conhecimento a respeito dos potenciais investidores para que desenvolvam tanto estratégias de captação mais adequadas quanto programas de treinamento e desenvolvimento dos seus franqueados, o que pode refletir numa sinergia maior entre franqueadores e franqueados, no alinhamento de propósitos, no bom relacionamento entre ambos e no próprio desenvolvimento sustentável das redes”, afirma Tom Moreira Leite, presidente da ABF.

Confira o detalhamento de cada um dos perfis:

1. Empreendedor Iniciante

Empreendedor Iniciante busca por negócios de Alimentação e Outros Negócios — Foto: Reprodução / Brasil com S

  • Entre 30 e 40 anos de idade
  • 55% são homens
  • O que busca: independência financeira e alavancagem de renda, com uma unidade ou mais
  • Características: possui capacidade moderada de investimento (capital próprio e financiamento)
  • Potencial de investimento: 53,5% dos empreendedores iniciantes podem investir entre R$ 50 mil e R$ 100 mil
  • Experiência no setor: 80,2% não têm experiência
  • Segmentos de interesse: Alimentação e Serviços e Outros Negócios

2. Empreendedor Profissional

Empreendedor Profissional tem entre 30 e 40 anos — Foto: GettyImages

  • Entre 30 e 40 anos de idade
  • 69% são homens
  • O que busca: independência financeira
  • Características: boa capacidade de investimento e recursos próprios acumulados em seus anos de trabalho
  • Potencial de investimento: 42,5% podem investir entre R$ 100 mil e R$ 300 mil
  • Experiência no setor: 25,6% já foram donos de negócios franqueados
  • Segmentos de interesse: Alimentação e Serviços e Outros Negócios

3. Potencial empreendedor

51% dos potenciais empreendedores são mulheres — Foto: Getty Images

  • Entre 25 e 55 anos de idade
  • 51% são mulheres
  • O que buscam: segurança, estabilidade e realização do sonho do negócio próprio
  • Características: são assalariadas, desempregadas ou autônomas e têm menor capacidade de investimento (capital próprio, de familiares ou financiamento)
  • Potencial de investimento: entre R$ 10 mil e R$ 50 mil
  • Experiência no setor: 87,8% não têm experiência
  • Segmentos de interesse: Alimentação, Saúde, Beleza e Bem-Estar, Serviços e Outros Negócios

4. Empreendedor Investidor

Empreendedor; reunião; executivo; conversa — Foto: GettyImages

  • Entre 40 e 55 anos de idade
  • 74% são homens
  • O que busca: investimento rentável e diversificação de ativos.
  • Características: acredita na escalabilidade do setor de franquias e possui grande apetite por risco
  • Potencial de investimento: 45,2% podem investir acima de R$ 400 mil
  • Experiência no setor: 67,9% já foram donos de outros negócios franqueados
  • Segmentos de interesse: Alimentação e Serviços e Outros Negócios

Potencial de investimento por perfil

Empreendedor Investidor Empreendedor Profissional Empreendedor Iniciante Potencial Empreendedor
Até R$ 10 mil 2,3% 30%
R$ 10.001 a R$ 50 mil 1,2% 3,1% 16,1% 36,7%
R$ 50.001 a R$ 100 mil 30,6% 53,5% 28,9%
R$ 100.001 a R$ 300 mil 28,6% 42,5% 25,8% 4,4%
R$ 300.001 a R$ 400 mil 25% 17,5% 2,3%
Acima de R$ 400 mil 45,2% 6,3%

Os participantes foram questionados sobre as motivações da escolha pelo franchising e puderam escolher entre oito alternativas. Segundo a ABF, todos os perfis de respondentes apresentaram distribuições semelhantes entre as quatro principais motivações:

  • Seguir um modelo de negócio já testado e comprovado
  • Contar com o suporte e treinamento do franqueador
  • Possibilidade de expansão com mais unidades da mesma franquia
  • Facilidade de implementação com processos e sistemas já estabelecidos pelo franqueador.



PEGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo