
16 franquias baratas, a partir de R$ 4 mil, para quem quer se mudar para o interior | Franquias
Segundo um estudo divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), dentre as 30 cidades com maior crescimento em número de unidades de franquias em 2022, 12 não eram capitais. O índice médio de alta nesses municípios foi de 21,1% — entre as 18 capitais listadas a taxa foi de 17,6%.
Nesta matéria, você verá informações de investimento das seguintes marcas:
- DryWash
- CredFácil
- The Kids Club
- Maria Gasolina
- Sonhagro
- Home Angels
- Maria Brasileira
- Minha Quitandinha
- Spa Express
- Cacau Show
- Market4u
- SuperGeeks
- Help Multas
- Espaço Make
- Odontocompany
- Emagrecentro
Américo José, sócio-diretor da Cherto Consultoria, alerta para o fato de que uma franquia barata não é sinônimo de sucesso. O empreendedor precisa conhecer a fundo a empresa na qual está investindo seu dinheiro e entender o mercado. “Qual é o hábito do público? Em algumas cidades, as pessoas comem em casa, por exemplo, e não na rua. Do que a cidade vive? O que falta naquela região? Como a franquia vai resolver esse problema?, exemplifica.
De acordo com ele, em algumas regiões, é possível que o franqueado consiga atender a mais de uma cidade, por meio das vendas ou serviços digitais — o que pode ser bom, mas é preciso entender a penetração do público local nas redes sociais e no mundo digital. José dá algumas dicas do que deve ser analisado pelo empreendedor:
- Estude a reputação da franquia que você pretende investir;
- Estude o mercado para o qual você pretende se mudar: quem é o público que mora lá? Qual é o perfil da população? Quais são os principais motores econômicos da cidade? Quais são os hábitos de consumo?
- Entenda o que já tem na cidade e o que ainda falta;
- Faça uma análise financeira do negócio: além do investimento inicial, quais outros custos você terá com franquia?
- Pesquisa qual é o tipo de suporte que a franqueadora dará? Terá treinamento e acompanhamento?
- Pergunte-se se você gosta do ramo, pois em muitos casos, a microfranquia é operada pelo próprio dono.
“São alguns cuidados necessários para não gerar uma frustração muito grande. O que vai resolver o problema são dados, são informações. É preciso casar duas coisas [nessa decisão]: a emoção e a razão”, diz o especialista.
Para quem deseja empreender no interior, confira 16 franquias que estão crescendo fora das capitais:
Com uma mochila, franqueado da DryWash consegue levar todos os equipamentos para higienização — Foto: Divulgação
Empresa especializada em serviços de limpeza, conservação e estética automotiva. No formato mais enxuto, que pode ser aberto por Microempreendedor Individual (MEI), o franqueado pode levar o aparato até a casa ou local de trabalho do cliente.
- Ano de fundação / Início da franquia: 1994 / 1998
- Quantidade atual de franquias: 140
- Investimento inicial total: a partir de R$ 4.250 (MEI), e a partir de R$ 50 mil para loja
- Prazo estimado de retorno: de 3 a 6 meses (MEI) e de 12 a 18 meses (loja)
CredFácil — Foto: CredFácil
A marca atua no ramo de serviços financeiros e seguros, com foco nas pessoas que necessitam de crédito.
- Quantas unidades tem: 1.020
- Fundação da marca / Início da franquia: 2004 / 2008
- Investimento inicial total: a partir de R$ 19,997 mil
- Prazo estimado para o retorno: de 6 a 8 meses
3. Franquia The Kids Club
The Kids Club: Inglês para crianças — Foto: Divulgação
Rede de microfranquias criada na Inglaterra e presente no Brasil há 29 anos, especializada no ensino de inglês para crianças dos 18 meses aos 12 anos. A rede também oferece certificação internacional e intercâmbio na Inglaterra para os alunos.
- Fundação da marca / Início da franquia: 1994 /1994
- Quantas unidades tem: 39
- Investimento inicial total: a partir de R$ 23,5 mil
- Prazo estimado para o retorno: de 12 a 24 meses
4. Franquia Maria Gasolina
Franquia da Maria Gasolina — Foto: Divulgação
Minimercado autônomo gourmet para condomínios residenciais e empresas, com 100 unidades franqueadas.
- Data de fundação / Início da franquia: 2005 / 2019
- Quantas unidades tem atualmente: 105
- Investimento inicial total: a partir de R$ 35 mil
- Previsão de retorno do investimento: 22 meses
Unidade da Sonhagro — Foto: Divulgação
Especializada em soluções de crédito rural, a rede visa facilitar os processos burocráticos para os produtores, atuando no gerenciamento de suas negociações e na execução dos projetos técnicos que os bancos exigem.
- Ano de fundação / Início da franquia: 2013 / 2020
- Quantas unidades tem: 53
- Investimento inicial total: a partir de R$ 37.140 no Modelo Agro Room
- Retorno previsto do investimento: entre 6 e 18 meses
Home Angels oferece serviços de cuidadores de idosos — Foto: Divulgação
Empresa do segmento de cuidadores de idosos. As unidades prestam serviço em assistência física e emocional, com atendimento supervisionado e personalizado aos assistidos e suas famílias.
- Quantas unidades tem: 170
- Fundação da marca / Início da franquia: 2009 / 2009
- Investimento inicial total: Modelo Light a partir de R$ 40 mil
- Prazo estimado para o retorno: de 12 meses a 18 meses
7. Franquia Maria Brasileira
Maria Brasileira: rede é especializada em limpeza residencial e comercial — Foto: Divulgação
Rede de franquias de limpeza residencial e empresarial. Além da higienização, a rede oferece serviços de passadeira, limpeza pós-obra e sanitização.
- Quantas unidades tem: 472
- Fundação da marca / Início da franquia: 2012 / 2013
- Investimento inicial total: a partir de R$ 42.920
- Prazo estimado para o retorno: 14 meses
8. Franquia Minha Quitandinha
Minha Quitandinha funciona em espaços acima de 2 metros quadrados — Foto: Divulgação
Rede de minimercados autônomo. Fundada em 2020, em Balneário Camboriú (SC), a empresa funciona 24 horas por dia, sete dias por semana, sem intermediários para a realização das compras.
- Quantas unidades tem: 200
- Fundação da marca / Início da franquia: 2020 / 2020
- Investimento inicial total: a partir de R$ 42 mil
- Prazo estimado para o retorno: 10 a 18 meses
Rede Spa Express trabalha com serviços de bem-estar em domicílio — Foto: Divulgação
De origem paraibana, a microfranquia home-based foi criada em 2011 pela empreendedora Luciana Piquet e passou a se expandir pelo franchising em 2014.
- Quantas unidades tem: 54
- Fundação da marca / Início da franquia: 2011 / 2014
- Investimento inicial total: a partir de R$ 46.255
- Prazo estimado para o retorno: 10 a 14 meses
Contêiner da Cacau Show: rede abriu mais de 650 pontos neste formato em dois anos — Foto: Divulgação
Empresa especializada na fabricação e venda de chocolates finos, fundada por Alê Costa, com mais de 4 mil pontos de venda no Brasil. A rede trabalha com o formato contêiner, que pode ser aberto em locais como estacionamentos de supermercados, home centers e calçadões.
- Fundação da marca / Início da franquia: 1988 / 2001
- Quantas unidades tem: 4,1 mil (todos os formatos)
- Investimento inicial total: a partir de R$ 64,9 mil (6 metros quadrados)
- Prazo estimado para o retorno: a partir de 7 meses
Unidade do market4u: rede tem mais de 2 mil franquias em funcionamento, com 240 franqueados — Foto: Divulgação
Rede de mercados autônomos que opera dentro de condomínios comerciais e residenciais que tenham pelo menos 80 apartamentos. As lojas funcionam 24 horas por dia, sete dias da semana, sem a necessidade de um atendente.
- Fundação da marca / Início da franquia: 2020 / 2020
- Quantas unidades tem: 2050
- Investimento inicial total: a partir de R$ 75 mil
- Prazo estimado para o retorno: de 10 a 18 meses
SuperGeeks oferece aulas de programação e robótica — Foto: Divulgação
Escola de programação e robótica, que usa metodologia criativa de ensino, estimulando a formação de programadores e de criadores de tecnologia. A rede leciona para todas as idades.
- Ano de fundação / Início da franquia: 2014 / 2015
- Quantidade atual de lojas abertas: 50
- Investimento inicial total: a partir de R$ 90 mil
- Retorno previsto do investimento: de 24 a 26 meses
Loja da Help Multas — Foto: Divulgação
Fundada em 2016, a Help Multas é uma rede de franquias especializada em recursos de multas de trânsito, processos de suspensão e cassação da CNH.
- Fundação da marca / Início da franquia: 2017 / 2018
- Quantas unidades tem: 51 unidades em operação
- Investimento inicial total: a partir de R$ 92.900
- Prazo estimado para o retorno: 6 a 12 meses
14. Franquia Espaço Make
Quiosque da Espaço Make — Foto: Divulgação
Fundada durante pandemia, a franquia é um multimercado de maquiagens, que trabalha com preços médios de R$ 10.
- Ano de fundação / Início da franquia: 2020 / 2020
- Quantas unidades tem atualmente: 30
- Investimento inicial total: a partir de R$ 95 mil
- Previsão de retorno do investimento: 18 a 24 meses
15. Franquia OdontoCompany
Fachada da OdontoCompany — Foto: Divulgação
Rede de clínicas odontológicas que integra a SMZTO Holding de Franquias. Oferece serviços de ortodontia, dentística, estética, endodontia, implantodontia e outros procedimentos.
- Fundação da marca / Início da franquia: 1990 / 2010
- Quantas unidades tem: 2 mil
- Investimento inicial total: a partir de R$ 120 mil (modelo de negócio para cidades com até 30 mil habitantes)
- Prazo estimado para o retorno: 16 a 20 meses
16. Franquia Emagrecentro
Clínica da Emagrecentro: rede oferece descontos para novos franqueados na Black Friday — Foto: Divulgação
A rede é focada em emagrecimento, com metodologia própria criada por Edson Ramuth. Atualmente, possui operações por todo o Brasil, além de Estados Unidos e Espanha, com a bandeira Best Shape.
- Fundação da marca / Início da franquia: 1986 / 1994
- Quantas unidades tem: 330
- Investimento inicial total: a partir de R$ 121,5 mil
- Prazo estimado para o retorno: de 6 a 12 meses