Dicas

12 franquias baratas de quiosque para shopping center que custam a partir de R$ 12 mil | Franquias


Uma microfranquia (ou franquia barata) pode ser uma porta de entrada para empreendedores que sonham em ter lojas dentro de shopping centers. Os centros comerciais se tornaram uma das principais vias de acesso do varejo nas últimas décadas, e ainda oferecem opções de lazer, entretenimento, fluxo de público e segurança. Redes como Cacau Show, Sodiê Doces, Fini e Nutty Bavarian oferecem opções de franquias de quiosques para quem quer empreender nesses locais.

Microfranquias são as redes que demandam um investimento inicial total de até R$ 135 mil, conforme parametrizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) desde o último mês de julho. Apesar do aporte reduzido, a franqueadora deve seguir todas as regras da lei de franquias (13.966/19), com a entrega da Circular de Oferta de Franquia (COF), transferência de know-how e suporte contínuo.

Nesta matéria, você poderá conferir informações de 12 marcas que oferecem opções de quiosques para shopping centers, com investimentos de até R$ 135 mil:

  1. Touti
  2. PopCorn Gourmet
  3. Crepefy
  4. Espaço Make
  5. Mr. Fit
  6. Vaapty
  7. Fini
  8. Nutty Bavarian
  9. Sodiê Doces
  10. Cacau Show
  11. Sóbrancelhas
  12. Magnólia Papelaria

Antes de decidir iniciar um negócio nesse formato, porém, é preciso avaliar alguns pontos.

Abrir um quiosque em shopping center vale a pena?

Mesmo que os quiosques sejam atrativos do ponto de vista da redução do ponto de venda e mão de obra e da localização privilegiada em shopping centers, é importante frisar que os custos de ter uma franquia em um centro de compras podem ser mais elevados do que em outros locais, como lojas de rua, por exemplo.

É preciso colocar na conta gastos como cessão de direito de uso do ponto, aluguel, taxa de condomínio proporcional ao metro quadrado, fundo de promoção, taxa de ar-condicionado, seguro e despesas de consumo.

Na visão do advogado especializado direito empresarial André Vasques, também é necessário fazer analisar se o produto ou serviço se adequa ao espaço pretendido. Superada essa fase, é hora de olhar com cuidado para as condições estabelecidas.

“Observe atentamente o contrato de locação. Em resumo: valor da locação, todas as taxas a serem pagas, prazo da locação, renovação e penalidades em caso de rescisão, período e índice de reajuste da locação”, explica o especialista.

De acordo com Vasques, os contratos de locação em shopping center costumam apresentar algumas peculiaridades, que exigem especial atenção do empreendedor, como aluguel fixo ou proporcional ao faturamento, por exemplo – em dezembro, o aluguel pode ser cobrado duplamente, pois este é um mês com mais vendas. Também é importante checar se o prazo do contrato de locação atende ao prazo do contrato de franquia, e se há cláusulas de raio ou exclusividade.

“Observe todas as exigências do empreendimento, como o layout e o armazenamento do seu estoque, regras de funcionamento e horários, incluindo o abastecimento de produtos, e verifique se são compatíveis com a realidade do negócio que você pretende implantar”, diz.

Confira 12 franquias que oferecem opções de quiosques para shopping center com investimento inicial total de até R$ 135 mil. As informações foram compartilhadas pelas próprias redes.

A Touti é uma franquia especializada em itens para beleza — Foto: Divulgação

Rede pernambucana especializada em perfumes e cosméticos, fundada em 2014. A marca é cruelty free e tem mais de 570 unidades no Brasil.

  • Ano de fundação / Início da franquia: 2014 / 2019
  • Quantidade atual de lojas abertas: mais de 600
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 12 mil (quiosque smart) e a partir de R$ 80 mil (quiosque full)
  • Retorno previsto do investimento: de 5 a 10 meses

2. Franquia PopCorn Gourmet

Quiosque da PopCorn Gourmet — Foto: Divulgação

Rede que fabrica e vende pipocas gourmet, fundada pela chef Elaine Moura. Atualmente, a rede possui 52 franquias pelo Brasil e uma operação em Miami, sob o nome de Pop Chef.

  • Ano de fundação / Início da franquia: 2015 / 2016
  • Quantidade atua de lojas abertas: 52
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 70 mil para o quiosque
  • Retorno previsto do investimento: 6 a 18 meses

Crepefy trabalha com formato de quiosque — Foto: Divulgação

Marca especializada em crepe francês, com mais de 30 receitas doces e salgadas no cardápio. As unidades trabalham com balcão (loja física), delivery e eventos corporativos.

  • Ano de fundação / Início da franquia: 2022 / 2023
  • Quantidade atual de lojas abertas: 9
  • Investimento inicial total: de R$ 80 mil a R$ 110 mil
  • Retorno previsto do investimento: 9 a 18 meses

Quiosque da Espaço Make — Foto: Divulgação

Fundada durante a pandemia pela empreendedora Kelly Nogueira, a rede trabalha com venda de maquiagens em shopping centers, com produtos a partir de R$ 10. Atualmente, são 30 operações abertas.

  • Ano de fundação / Início da franquia: 2020 / 2020
  • Quantidade atual de lojas abertas: 30
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 95 mil
  • Retorno previsto do investimento: 18 a 24 meses

Snacks da Mr Fit: rede oferece opções de franquias de quiosque — Foto: Divulgação

Rede de fast-food de comida saudável fundada pela empreendedora Camila Miglhorini. A marca trabalha com refeições, sanduíches e outras iguarias saudáveis, como estrogonofe de biomassa de banana verde e sucos funcionais, além de um cardápio low carb.

  • Ano de fundação / Início da franquia: 2013/2013
  • Quantidade atual de lojas abertas: 519
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 60 mil
  • Retorno previsto do investimento: 10 a 36 meses

Quiosque da Vaapty: rede promete vender carros usados em até 40 minutos — Foto: Divulgação

Empresa especializada na compra e venda de automóveis usados. Com um banco de dados que reúne mais de 15 mil compradores, o sistema busca negociações em curto prazo de tempo.

  • Ano de fundação / Início da franquia: 2020 / 2021
  • Quantidade atual de lojas abertas: 90
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 60 mil
  • Retorno previsto do investimento: 9 a 14 meses

Franquia Pocket da Fini — Foto: Divulgação

Marca especializada no segmento de candies, que trabalha com o formato “Fini Pocket”, desenvolvido para atender pequenos shoppings e galerias. A empresa foi fundada na Espanha, em 1971, e chegou ao Brasil em 2001.

  • Ano de fundação / Início da franquia: 1971 / 2012
  • Quantidade atual de lojas abertas: mais de 220
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 108 mil.
  • Retorno previsto do investimento: de 20 a 26 meses

8. Franquia Nutty Bavarian

Franquia Nutty Bavarian — Foto: Divulgação

Rede especializada em castanhas glaceadas, com pontos em shoppings, aeroportos e grandes redes varejistas. Fundada no Brasil em 1996 pela empreendedora Adriana Auriemo, atualmente tem mais de 140 quiosques espalhados pelo país.

  • Ano de fundação / Início da franquia: 1996 / 1997
  • Quantidade atual de lojas abertas: 142 unidades
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 110 mil
  • Retorno previsto do investimento: 12 a 18 meses

Projeto do formato Sodiê Express, destinado a shoppings e áreas de grande circulação de pessoas — Foto: Divulgação

Franquia especializada em bolos, fundada pela empreendedora Cleusa Maria da Silva, com mais de 360 lojas abertas no Brasil e duas em Orlando, nos Estados Unidos.

  • Ano de fundação / Início da franquia: 1997 / 2006
  • Quantidade atual de lojas abertas: 360
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 110 mil
  • Retorno previsto do investimento: 36 meses

Quiosque da Cacau Show: rede tem 57 pontos de venda abertos neste formato — Foto: Divulgação

Rede especializada na fabricação e venda de chocolates finos, com mais de 4 mil pontos de venda em todo o país. O quiosque é um dos formatos disponíveis e é direcionado a shoppings, galerias de hipermercados, universidades, áreas comerciais de prédios corporativos e terminais rodoviários ou metroviários. A versão mais barata é a que trabalha apenas com venda de produtos, sem serviços.

  • Ano de fundação / Início da franquia: 1988 / 2001
  • Quantidade atual de lojas abertas: mais de 4,1 mil (sendo 57 quiosques)
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 114 mil para o Modelo Express (sem serviços) e a partir de R$ 161 mil para o Modelo Premium (com serviços).
  • Retorno previsto do investimento: de 18 a 24 meses

11. Franquia Sóbrancelhas

Unidade da Sóbrancelhas — Foto: Sóbrancelhas

Rede de estética facial fundada pela empreendedora Luzia Costa. Atualmente tem mais de 200 unidades em três países da América Latina (Brasil, Argentina e Bolívia). A empresa oferece uma série de serviços estéticos, como design de sobrancelhas, aplicação de henna, higienização facial, extensão de cílios, entre outros.

  • Ano de fundação / Início da franquia: 2012 / 2012
  • Quantidade atual de lojas abertas: mais de 200
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 123 mil para o quiosque
  • Retorno previsto do investimento: 12 meses

12. Franquia Magnólia Papelaria

Quiosque da Magnólia Papelaria — Foto: Divulgação

Rede especializada em papelaria organizacional, que vende itens para serem usados na escola e no trabalho.

  • Ano de fundação / Início da franquia: 2018 / 2018
  • Quantidade atual de lojas abertas: 73 unidades
  • Investimento inicial total: a partir de R$ 130 mil
  • Retorno previsto do investimento: 23 meses



PEGN

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo