Câmbio

Taxa de juros do rotativo do cartão de crédito bate o maior valor do ano em junho | Serviços Financeiros


A taxa média de juros do cartão de crédito rotativo subiu 7,1 pontos percentuais entre maio e junho, passando de 422,4% ao ano para 429,5% ao ano. A taxa média saiu dos 440,8% em dezembro passado e caiu para 419,3% em janeiro. Desde então, vem reajustando – quase sempre em alta – e bateu no mês passado o seu maior nível em 2024.

Em 12 meses, no entanto, os juros da modalidade caíram 6,3 pontos percentuais. Os dados estão nas Estatísticas Monetárias e de Crédito divulgadas nesta sexta-feira (26) pelo Banco Central (BC).

O rotativo é a linha de crédito pré-aprovada no cartão e inclui também saques feitos na função crédito do meio de pagamento. No caso de inadimplência do cliente, o banco deverá parcelar o saldo devedor ou oferecer outra forma para quitar a dívida em condições mais vantajosas dentro de 30 dias.

Além disso, conforme estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), os juros de novas operações no rotativo e no parcelado realizadas a partir de 3 de janeiro deste ano não podem superar 100% do valor original da dívida.

O crédito rotativo dura 30 dias e é aquele tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. Ou seja, contrai um empréstimo e começa a pagar juros sobre o valor que não conseguiu quitar.

Com informações do Valor PRO, serviço de tempo real do Valor Econômico.

Dívida — Foto: Getty Images
Dívida — Foto: Getty Images



Valorinveste

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo